Nessa conjuntura, é válido apontar, como fator determinante, o interesse mercantil, em detrimento das individualidades do ser vivo. De acordo com o filósofo polonês Zygmunt Bauman, a lógica de mercado coloniza a sociedade, fazendo com que ela perca seus valores. Tal premissa concretiza-se nas práticas laboratoriais adotadas por grandes instituições em animais indefesos, visando a melhoria na qualidade dos produtos. Consequentemente, com a diversificação de públicos-alvo, a exigência por novos cosméticos intensifica, resultando em novos experimentos. Assim, a lógica capitalista favorece a agressão desses seres, enquanto os reduz à condição de objeto descartável.
Outrossim, o comportamento egoísta da sociedade civil contribui com a permanência da exposição de seres vivos aos maus-tratos ocorridos nos laboratórios. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), 36% da população brasileira concorda com o uso de animais como cobaias. Desse modo, faz-se claro a falta de empatia do tecido social para com as necessidades psicobiológicas dos bichos, que são constantemente submetidos a deformações físicas e alterações metabólicas em testes que pouco oferecem uma recuperação futura para sua espécie. Logo, é necessário desconstruir o cenário nocente que ameaça a vida desses indivíduos.
Infere-se, portanto, que a prática de testes laboratoriais com animais é antiética e nociva. Cabe ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, responsável pela regulamentação de estudos clínicos brasileiros, a proibição de testes com cobaias vivas em território nacional, por meio da obrigatoriedade do uso de tecidos e ecossistemas artificiais nos experimentos, a fim de mitigar o sofrimento causado por essas práticas nesses indivíduos. Somente assim, os maus-tratos vividos pelo personagem Ralph permanecerão apenas na ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.