Diante desse cenário, no Brasil hodierno, o preconceito contra pessoas deficientes subsiste. Sob esse viés, a obra "Metamorfose", do escritor alemão Franz Kafka, retrata os impasses sofridos por Gregor Samsa após se ver metamorfoseado em um inseto gigante e ser marginalizado pela sua família. O livro revela como Samsa era considerado um "peso" para seus familiares, que se veem aliviados com a sua morte. De modo análogo à ficção, muitos indivíduos tratam pessoas com necessidades especiais como incapazes de participar da vida em sociedade e, por essa razão julga-os "inúteis" e "dispensáveis" para a nação. Assim, o povo segrega e despreza os deficientes físicos, o que dificulta a integração deles socialmente.
Ademais, a inexistência de representação política relacionada à essas pessoas no Brasil, contribui para a problemática. Nesse sentido, o filósofo Paul Ricoeur desenvolveu a teoria do Anonimato Coletivo, em que segundo ele, o outro desaparece no anonimato coletivo, na impessoalidade das ações conjuntas. Em razão da falta de representatividade política de pessoas deficientes, o pensamento de Ricoeur se faz presente na contemporaneidade brasileira, em que por não ter alguém que defenda suas necessidades e direitos, indivíduos portadores de deficiências são negligenciados e colocados no anonimato. Destarte, é fundamental reverter essa situação.
Depreende-se, portanto, que a inclusão do deficiente físico no Brasil é dificultada. Por isso, é imprescindível que o Poder Executivo - órgão responsável por administrar os interesses públicos - faça campanhas acerca da inclusão social de portadores de deficiências, por intermédio da divulgação de posts e outdoors, que mostrem o respeito a todos, bem como deve promover o aumento da representação política desse grupo, com o fito de humanizar todo indivíduo, independentemente das diferenças sociais. Dessa forma, os deficientes físicos serão incluídos em sociedade, e não desprezados, como na Idade Média.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.