Em primeira análise, convém destacar a lógica calvinista presenta na questão. Segundo a Igreja Calvinista, criada na Idade Média, o trabalho dignifica o homem. Sob esse viés, muitas pessoas veem como “guerreiras, exemplo” por trabalharem tanto, às vezes, até mais que sua carga horária regular. Entretanto, não percebem que estão sendo abusadas ao serem obrigadas a fazer mais do que deveriam. Dito isso, é inadmissível a subsistência desse cenário.
Ademais, outro empecilho encontrado é o receio em denunciar. Conforme Habermas, a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Por outro lado, grande parte dos empregados tem medo de levantar sua voz e reportar a situação degradante na qual se encontra, pois não quer perder seu salário e fazer parte dos alarmantes números de desempregados no país, então sofrem calados. Logo, é notória essa resistência no tema.
Destarte, é indubitável a necessidade de intervenções nesse panorama. Cabe ao Ministério do Trabalho ampliar o acesso às informações sobre exploração trabalhista, como o exercício de funções além das combinadas para determinado cargo. Estes alertas devem ser divulgados por meio da internet, utilizando-se de “hashtags”, a exemplo de “#ExploraNao”, e em propagandas televisivas para alcançar um público maior, a fim de conscientizar a população e atentá-la a esses abusos. Ainda, o agente citado citado, junto ao Poder Judiciário, precisa elaborar punições mais rígidas aos aproveitadores, o que estimulará suas vítimas a denunciá-los. Dessa forma, tais ações supracitadas funcionarão como a força descrita por Newton, mudando o trajeto da exploração trabalhista na sociedade, da persistência à extinção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.