Em primeira análise, o descaso estatal com a diminuição de resíduos eletrônicos mostra-se um desafio a toda população, uma vez que poucos recursos são destinados pelo estado á um descarte regular. Segundo o site da Inovar ambiental, o Brasil está entre os 10 países que mais produz lixo eletrônico no mundo. Esse dado só comprova o descuido do estado com a saúde da população e o meio ambiente, pois o acarretamento desse lixo pode causar diversos danos, como: problemas respiratórios, doenças psicológicas, câncer no pulmão, envenenamento, além da contaminação de meios hídricos e do ar. Logo, é preciso uma intervenção para que essa inaceitável questão seja modificada.
Somando a isso, a falta de incentivo do governo pela população dificulta na execução de melhorias para formas corretas de reciclagem. Segundo o jornalista irlândes George Bernad Shaw "O progresso é impossível sem mudança". Analogamente, reivindicações da sociedade por pontos estratégicos de descarte e a reciclagem do lixo eletrônico são necessárias para a realização de mudança nessa área.
Portanto, medidas estratégicas são necessárias para resolver esse impasse. Desse modo, o Estado juntamente com o Ministério da Educação, deve desenvolver projetos que estimulem o descarte regular de aparelhos, por meio de palestras em escolas, campanhas publicitárias e fiscalizações nas ruas, além de criar pontos de descarte em todas as cidades, a fim de amenizar o acumulo desse lixo e os perigos que ele traz para o meio ambiente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.