Primeiramente, a opressão contra diferentes crenças são praticadas nacionalmente desde a colonização do país. Com a chegada dos portugueses em terras indígenas, começou a catolização dos nativos e, com o início da escravidão africana, essa catequização se intensificou. Segundo o site Brasil de Fato, das 354 denúncias feitas por intolerância, 61 delas foram feitas por religiosos de matriz africana. Afinal, quando o preconceito é uma prática antiga, ele é disseminado de geração para geração.
Em seguida, tem-se a impunidade dos cidadãos que praticam a intolerância religiosa. Segundo o Código Penal, a punição para qualquer prática de agressão relacionada com a religião dá a punição de multa ou detenção de um mês a um ano. Sendo o Brasil um estado laico, é o dever do Governo defender o direito de livre escolha de crença e os proteger de possíveis ataques, mas com o aumento das denúncias, não é o que acontece.
Nesse sentido, nota-se como o preconceito estrutural e a falta de punição afetam o combate contra a intolerância religiosa. Então, através de campanhas, a mídia deve expor as atrocidades que estes diversos fiéis sofrem, a fim de conscientizar a população. Além disso, o Governo deve enrijecer o punimento sobre o crime de agressão religiosa, por meio do ajuste do Código Penal atual, que dará punições mais justas aos infratores. Assim, o Brasil pode se orgulhar de ter uma cultura tão vasta, onde cada praticante possa exercer sua fé sem medo, e mostrar que o Brasil é um país para todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.