Em primeiro lugar é importante destacar que durante o período de um ano da pandemia, segundo a CNN Brasil cerca 172 mil alunos deixaram a escola no país, resultado da crise social e econômica agravada por esse problema. Por vez foi optado pelo ensino a distância utilizando-se da internet, todavia, não foi uma forma de total inclusão, pois diversos alunos, não possuíam acesso direto à tecnologia, tornando-se uma problemática social e levando a desistência a escolar.
Ademais, o isolamento social e a distância do ambiente escolar afetaram prejudicialmente a produtividade dos alunos, pois, segundo Instituto Ensino e Pesquisa (Insper), o rendimento dos alunos caiu em torno de 80% durante o ensino remoto. Paralelamente, aumentando o desinteresse para com a educação e agravando cada vez mais a ideia de abandono escolar. Logo, são problemas que permanecem na sociedade e devem obter mais atenção.
Portanto, é necessário que o estado tome providências para amenizar o quadro atual. O Ministério da Educação juntamente com o Governo federal, deve promover políticas públicas voltadas para âmbito educacional direcionado aos que abandonaram a escola como forma de apoio para tentar reverter esse cenário. Além de buscar modos junto com professores e gestores para ressaltar o interesse dos alunos por educação. Assim conseguir driblar os impactos da pandemia na educação do Brasil
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.