Em primeiro plano, urge analisar as suas causas. Nesse contexto, evidencia-se a falta de subsídios para atender à grande demanda da população pobre que vive em situação precária, principalmente nos grandes aglomerados subnormais, como baixadas e favelas. Essa parcela, geralmente composta por negros e pobres, incluídos na extrema pobreza, alinham-se às taxas de desigualdade social, recorrentes na nação brasileira. Não têm, portanto, oportunidades de estudo e trabalho dignos para seu crescimento pessoal e profissional e, assim, levarem o sustento diário às suas famílias. Logo, há a necessidade de inclusão social a essa classe para poderem ter o mínimo básico, no intuito de mudar essa realidade.
É inevitável, diante desse contexto, grandes consequências de âmbito nacional. Paralelamente ao agravado problema, surgem novos meios de práticas delituosas, tais como roubos, furtos, entre outros, devido também a não serem emanados os direitos básicos constitucionais para a subsistência dessas famílias carentes. Diante disso, não há a justificativa, porém, há a explicativa do entrave. Ademais, a maior legislação brasileira, a CF/88, rege em suas linhas que, todos têm direito a subsídios mínimos básicos para a sua dignidade de vida. No entanto, não é o que é visto na prática.
Assim, urge à necessidade de atitudes governamentais e sociais, visando combater o problema. Nessa ótica, o poder público, primordialmente, deve criar o "Projeto Fome Zero", que consiste em construções de restaurantes públicos, para atender às classes mais afetadas pela fome. E mais, organizar projetos que levem assistentes sociais ao máximo de residências que são afetadas por esse mal, no intuito de fazer um levantamento preciso da quantidade de famílias necessitadas. Outrossim, a sociedade deve manter-se atuante no sentido de ajudar mutuamente o próximo, através de constantes doações, tanto de alimentos, quanto de vestimentas e produtos básicos, a fim de mitigar essa triste realidade. Dessa forma, governo e sociedade irão manter-se atuantes no enfrentamento em questão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada