Avatar do usuário
Por Jubileu
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79508
O romance “Utopia” - criado pelo escritor Thomas Morus - retrata uma civilização desprovida de conflitos e problemas. No entanto, fora da ficção, observa-se um cenário totalmente diferente, principalmente quando se refere aos povos indígenas, que são discriminados e tratados de forma desigual na sociedade brasileira contemporânea. Esse panorama lamentável ocorre não só em razão da ausência de políticas públicas que visem a inclusão desses povos, mas também da lenta mentalidade social instaurada.
Primeiramente, é importante abordar a ausência de políticas públicas como grande contribuinte para a problemática. Do ponto de vista de São Tomás de Aquino, todas as pessoas deveriam ser tratadas com a mesma importância. Porém, o que defende o filósofo infelizmente não ocorre com a população indígena do Brasil, visto que esses povos ainda não são totalmente incluídos na sociedade, sendo silenciados, tratados de forma desigual perante os demais indivíduos, e tendo alguns de seus direitos como cidadãos negados. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Ademais, a lenta mentalidade social é outro fator que agrava o problema. Para George Bernard “O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar suas mentes não conseguem mudar nada”. À vista disso, a mudança de que o jornalista falou esta cada vez mais difícil na realidade brasileira quando se refere ao índio, que ainda é visto a partir do pensamento eurocêntrico do século XV, sofrendo discriminação, agressão, além de ter seu espaço invadido por pessoas que se acham melhores que eles. Desse modo, mudar esse pensamento para que ele não seja transmitido de geração a geração é única forma da sociedade avançar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, cabe as Prefeituras Municipais, promover eventos, por meio das escolas, visando promover uma maior inclusão dos povos indígenas na sociedade, e desconstruir a ideia ultrapassada a respeito dos mesmos, de modo que não passe para as futuras gerações. Tal ação pode contar, ainda, com visita nas aldeias indígenas para conhecer melhor os costumes e a cultura desse povo. Assim, espera-se que a obra de Morus se torne uma realidade no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por Jubileu
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79523
@EmilyySilva poderia dar sua opinião por favor? 😊
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
210 Exibições
por Lauany25
2 Respostas 
73 Exibições
por anapaula980
0 Respostas 
140 Exibições
por Amanda1215
0 Respostas 
189 Exibições
por Sandra01
1 Respostas 
323 Exibições
por Starlet
0 Respostas 
268 Exibições
por Guilhermescj
0 Respostas 
76 Exibições
por Ruancl
2 Respostas 
547 Exibições
por Jessicaxz
1 Respostas 
154 Exibições
por GeovanaAnt
1 Respostas 
1109 Exibições
por analuisa777

No século XVI, a obra "Utopia&[…]

Na animação japonesa "A Voz[…]

DaviHudson Introdução: 1- Evit[…]

"A carne mais barata do mercado é […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM