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Conforme o sociólogo Jean Ziegler, “O direito à alimentação é o direito mais brutalmente violado”. Nesse sentido, avalia-se que a fome é um obstáculo enfrentado por parte da população brasileira, o qual acentuou-se devido ao início da pandemia (COVID-19). Em virtude disso, faz-se necessário a intervenção através de políticas públicas para solucionar essa problemática.
Primeiramente, ressalta-se que as raízes da fome brasileira tiveram suas origens no processo histórico político do período colonial com o desenfreado processo de exportação da matéria-prima atrelado a outros fatores, a saber, a má distribuição de riquezas, o desperdício de alimentos, questões climáticas entre outros. Consequentemente, esses elementos compunham a crise de subsistência.
Ademais, de acordo com pesquisas 41% da população brasileira, ou 84,9 milhões de pessoas enfrentam o caos da privação de comida cuja escassez resulta no desenvolvimento de doenças causadas pela desnutrição, assim como o aumento da taxa de mortalidade. Consoante a isso, a humanidade deparou-se com o surgimento de um cenário pandêmico em que foi adotado o “Lockdown” como medida securitária para contenção da disseminação do coronavírus, o que resultou na redução de gastos das (macros) e microempresas e com a alta dos preços dos alimentos, famílias com baixa renda passaram não ter condições financeiras para o básico e indispensável a sobrevivência.
Portanto, torna-se inconcebível que, os devidos órgãos responsáveis por amenizar tal problemática realize seus papéis. Vale destacar o SISAN(Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), que promova programas, projetos e ações de combate à fome e a pobreza. Nesse ínterim, cabe ao ministério do trabalho e o sistema nacional de empregos que sigam, por exemplo, o Grupo do Dr. Otávio Lage e trabalhem juntos de modo a oferecer cursos de capacitação profissional e vagas de emprego para a população. Dessa forma, as pessoas terão condições de vida mais saudável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada