Primeiramente, é válido ressaltar que o preconceito com tais indivíduos ainda é muito presente no corpo social. Segundo entrevista do Ministério Público do Trabalho, cerca de 70% dos deficientes entrevistados disseram ter sofrido discriminação no trabalho. Essa aversão afeta a vida dos discriminados, já que ela pode levar à dificuldade em encontrar empregos, demissões sem motivo aparente, bullying ou até mesmo crimes de ódio.
Além disso, a falta de acessibilidade em ambientes escolares atua como coadjuvante na questão. De acordo com um estudo realizado pela QEdu, somente um quarto das escolas públicas do país dispõe de facilitadores para possuidores de necessidades especiais, o que rende mais complexo o aprendizado e a locomoção dos mesmos. Como consequência do mencionado, o desempenho escolar dessas pessoas é perturbado, o que pode levá-los a serem alvos de bullying e prejudicar sua saúde mental.
Observa-se, portanto, que a intervenção faz-se necessária. É dever do Governo Federal, a princípio, combater a discriminação e o preconceito por meio de campanhas que expliquem à população sobre as diferenças entre os indivíduos, tal como punir mais rigorosamente aqueles que cometerem crimes que ferirem cidadãos deficientes. Outrossim, cabe ao Ministério da Educação disponibilizar dependências acessíveis aos estudantes necessitados, a fim de minimizar as dificuldades por eles enfrentadas. Somente assim, uma sociedade igualitária e respeitosa será possível.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.