Em primeiro plano, é necessário mormente, salientar o ambiente organizacional precário como um elemento motivador do revés. Acerca disso, em “tempos modernos”, filme de 1936, Charlie Chaplin mostra ao telespectador seu personagem trabalhando em um ambiente cruel, onde o trabalhador é explorado para gerar lucro, em condições que trazem riscos à saúde física e mental do funcionário. Dessa forma, percebe-se que, apesar de o filme ser muito antigo, infelizmente ainda encontramos pessoas trabalhando nas mesmas condições do personagem, o que aumenta a exploração no local de trabalho
Ademais, é impreterível destacar a total participação do desemprego na questão. Sob essa ótica, segundo o IBGE, a atual taxa de desemprego no país é de 14,7%. Mostra-se assim que lamentavelmente, com a falta de trabalho, muitos brasileiros são obrigados a aceitar empregos que não lhes oferecem seus direitos básicos para sobreviver e manter sua família, consequentemente se submetendo a um abuso humilhante
Portanto, faz-se preciso que o sindicato da categoria – responsável por buscar a aplicação dos direitos dos trabalhadores – traga a segurança do funcionário por intermédio de averiguações de locais de trabalho, principalmente em fabricas e pequenos locais a fim de assegurar os direitos da população trabalhadora. Paralelamente, os órgãos públicos como o Ministério público do Trabalho – no poder de fiscalizar as leis trabalhistas- melhorar o ambiente de negócios e estimular o empreendedorismo por meio de ajustes nas leis de trabalho, com o fato de gerar mais empregos e amenizar o problema. Espera-se com essas medidas que o problema deixe de ser uma realidade no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.