Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que o Estado brasileiro não investe capital financeiro para mudar a realidade de cidadãos que sofrem devido à falta de saneamento básico. Para validar esse fato, faz-se necessário observar que, segundo o "the news", jornal digital brasileiro, nos últimos 6 anos, o Brasil gastou mais reais com fundo eleitoral do que com saneamento básico, algo essencial na vida de qualquer indivíduo. Essa informação revela a incompetência dos líderes da nação em resolver essa problemática que assola a pátria há anos.
Em segundo lugar, é preciso mensurar os danos causados por governantes irresponsáveis. A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que é necessário 110 litros de água potável por pessoa em um dia, para suprir a necessidade de higiene básica. Com isso em mente, a falta dessa água potável pode facilitar a disseminação de doenças e, consequentemente, aumentar o número de hospitalizados ou mortos em função de dessa doença.
Logo, com essas informações à vista, é nítido que deve-se alterar a realidade no país. Portanto, o Governo Federal, responsável pelo bem-estar geral de seus cidadãos, deve, por meio da realocação de verbas estatais, construir centros de tratamento de água em cidades que ainda não os possuem, com a finalidade de democratizar o acesso ao saneamento básico no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.