A princípio, é imperioso destacar que se constrói um falso senso de superioridade humana dentro do âmbito empresarial em decorrência do cargo exercido por cada individuo. No célebre filme “O Diabo Veste Prada”, é introduzido as relações conflituosas e de subjugação entre a recém-contratada Andrea e a sua chefe, Miranda. Assim como na ficção, relacionamentos baseados em hierarquia e “poder” se estendem pelas empresas brasileiras, resultando em situações constrangedoras para aqueles em posições mais desfavorecidas e que são silenciados em grande parte das vezes.
Sequencialmente, a comunidade brasileira desconhece e consequentemente, torna invisível o assédio moral. Assim, o célebre escritor Isaac Asimov afirmava: “se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los”. Se relacionando a frase do escritor, os indivíduos brasileiros não se encontram perceptíveis do abuso moral, contribuindo para que uma solução não passe de um conceito utópico e dessa forma, impeça que as vítimas recebam o apoio da população, haja vista que estejam afundadas em ignorância a respeito da situação.
Portanto, faz-se necessário que medidas sejam postas em pauta para minimizar o assédio moral no trabalho. Logo, cabe ao Ministério Público Federal – órgão responsável por assegurar direitos dos cidadãos brasileiros -, por meio de programas sociais, implantar canais de apoio nas empresas nacionais, bem como fiscalizar e assegurar que as leis trabalhistas estejam sendo cumpridas. Desse modo, circunstâncias semelhantes ao personagem inicialmente apresentado não serão reproduzidas na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.