Avatar do usuário
Por Eduardak
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79513
Conforme a primeira lei de Newton, ou lei da inércia, um corpo em movimento tende a permanecer em movimentos até que uma força contraria seja exercido sobre ele. De maneira análoga, os impactos do lixo eletrônico na sociedade brasileira têm crescido exponencialmente, e somente questões contarias são capazes de frear tal problemática. Nesse sentido destacam-se dois aspectos importantes, o consumo exacerbado de materiais eletrônicos descartados inadequadamente bem como a crença popular equivocada de que reciclagem é a única solução para o problema.

Em primeira análise, é indubitável ressaltar que conforme os novos modos de vida da sociedade contemporânea, o desejo consumista em adquirir novos eletrônicos se tornaram um mal ao ambiente, uma vez que estes são erroneamente descartados no final de suas vidas úteis. No documento da Netflix “Minimalista” permeia-se um problema crescente na sociedade: o consumo compulsivo. Já no ano de 1987 transpõe-se o maior acidente radioativo do Brasil ocorrido em Goiânia, onde 4 pessoas morreram por conta da contaminação de toxinas de um aparelho de radioterapia abandonado. Tais fatos ocorrem interligados, uma vez que o consumo excessivo de eletrônicos por conta da aceleração do ciclo de troca de produtos gera cada vez mais descartes, os quais estes na maioria das vezes são direcionados à aterros sanitários, lixões ou até mesmo abandonados, gerando assim componentes tóxicos que podem contaminar o solo além de colocar em risco a saúde pública da população.

Outrossim, é notório salientar que a reciclagem não é a única solução para o descarte do lixo eletrônico. Segundo a “Geo ambiente” os agora “5 Rs” são uma política que visa reduzir a geração de resíduos no nosso planeta, porém, agora com mais um integrante, o “R” de recusar, que consiste na etapa de não aceitar produtos ou tratamento de resíduos que tenham um significativo impacto ambiental. Dessa forma além de conscientizar a população, também incentiva os fornecedores a buscar tecnologias que são menos agressivos ao meio ambiente, como é o caso da ONG “Greenpeace” que mostra quais empresas e marcas de eletrônicos são mais sustentáveis no consumo de energia, transparência na cadeia de produção, materiais químicos perigosos e até obsolescência programada.

Em vista os fatos supracitados, faz-se necessário a adoção de medidas que solucionem os impactos socioambientais do lixo eletrônico na sociedade brasileira. Nesse sentido cabe ao Ministério do meio ambiente promover o cumprimento de leis como a de Logística Reversa, através da fiscalização, de modo a garantir que empresas responsáveis pela produção de eletrônicos descartem seus resíduos de maneira segura, bem como sejam transparente aos os compradores sobre a cadeia de produção e origem do produto. Ademais o Ministério da Educação deve promover através de mídias televisivas e redes sociais, comercias sobre o consumo consciente e sustentável envolvendo a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, juntamente a projetos de promover palestras em escolas sobre o descarte correto de lixo eletrônico, de modo que as futuras gerações tenham conhecimento da importância do consumo sustentável de bens tecnológicos. Somente assim como a lei de Newton seremos as forças contrárias para atenuar a médio e a longo prazo o impacto nocivo do lixo eletrônico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
102 Exibições
por ESMendes
0 Respostas 
66 Exibições
por Sebaio
0 Respostas 
96 Exibições
por Hellen777
0 Respostas 
77 Exibições
por soffi
0 Respostas 
25 Exibições
por MichelRooney
0 Respostas 
97 Exibições
por Stephanie02
7 Respostas 
323 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
140 Exibições
por Raylle02
lixo eletrônico (CORRIGE POR FAVOR!!)
por mlluizaa    - In: Outros temas
0 Respostas 
44 Exibições
por mlluizaa
0 Respostas 
83 Exibições
por aaaviviviao
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM