Avatar do usuário
Por Gioenvan
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79390
Desde a "descoberta do Brasil" à terra já era habitada por indígenas que foram considerados inferiores à primeira vista dos portugueses. Dessa forma, embora a cultura indígena esteja presente na rotina da sociedade brasileira hodierna, ainda circula herança de inferioridade dos índios. Destaca-se então, que não só os conflitos agrários, mas também a má educação dos brasileiros estão presentes na temática. Com isso a necessidade de uma discussão sobre o assunto para que os problemas decorrentes sejam erradicados.

Primeiramente, convém ressaltar que muitos indígenas acabam morrendo em lutas com fazendeiros por demarcações de terras, um exemplo disso foi a morte de 3 indígenas em 2013 por conflitos agrários. Seguindo essa lógica, para tais povos a terra faz parte das suas tradições, visto que tem valor físico e cultural para sobrevivência dos mesmos, é pertinente relembrar que a tribo Kaiowá ameaçou suicídio coletivo caso perdesse a posse de terras. Logo, os conflitos gerados incluindo indígenas é um desafio para maior inclusão dos mesmos no Brasil contemporâneo.

Outrossim, a má educação da sociedade no que tange à importância da valorização do índio no país é determinante para a persistência da problemática. Segundo Nelson Mandela, a educação é uma arma que pode ser usada para mudar o mundo. Analisando tal pensamento, nota-se a falta de conhecimento sobre os povos que habitavam o país antes mesmo da colonização portuguesa, uma vez que a culinária, a dança e a cultura do Brasil tem traços indígenas. Com isso, a falta de educação cultural contribui para a invisibilidade indígena na sociedade atual.

Infere-se, portanto, a necessidade de medidas sobre o assunto discutido anteriormente. Desse modo, cabe a Funai (fundação Nacional do índio) assegurar uma maior proteção aos índios e garantir o direito às terras, isso através da aplicação de políticas públicas eficazes, além disso, é pertinente que o governo federal conscientize a população sobre a importância do índio para a história do Brasil, através de palestras e campanhas publicitárias utilizando a mídia como meio de difusão. Por fim, é importante ressaltar que contrariando a carta de Pero Vaz de Caminha, os índios sempre tiveram uma cultura própria e uma maneira de realizar seus rituais religiosos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
184 Exibições
por Lauany25
2 Respostas 
60 Exibições
por anapaula980
1 Respostas 
178 Exibições
por ZzDavizz
0 Respostas 
123 Exibições
por Amanda1215
0 Respostas 
173 Exibições
por Sandra01
0 Respostas 
442 Exibições
por laecio
1 Respostas 
90 Exibições
por veruza94
0 Respostas 
65 Exibições
por roquegui
1 Respostas 
302 Exibições
por Starlet
0 Respostas 
255 Exibições
por Guilhermescj

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

São Tomás de Aquino, filósofo[…]

Meio ambiente

Hay juegos en plataformas como https://hmcasinose[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM