Primeiramente, convém ressaltar que muitos indígenas acabam morrendo em lutas com fazendeiros por demarcações de terras, um exemplo disso foi a morte de 3 indígenas em 2013 por conflitos agrários. Seguindo essa lógica, para tais povos a terra faz parte das suas tradições, visto que tem valor físico e cultural para sobrevivência dos mesmos, é pertinente relembrar que a tribo Kaiowá ameaçou suicídio coletivo caso perdesse a posse de terras. Logo, os conflitos gerados incluindo indígenas é um desafio para maior inclusão dos mesmos no Brasil contemporâneo.
Outrossim, a má educação da sociedade no que tange à importância da valorização do índio no país é determinante para a persistência da problemática. Segundo Nelson Mandela, a educação é uma arma que pode ser usada para mudar o mundo. Analisando tal pensamento, nota-se a falta de conhecimento sobre os povos que habitavam o país antes mesmo da colonização portuguesa, uma vez que a culinária, a dança e a cultura do Brasil tem traços indígenas. Com isso, a falta de educação cultural contribui para a invisibilidade indígena na sociedade atual.
Infere-se, portanto, a necessidade de medidas sobre o assunto discutido anteriormente. Desse modo, cabe a Funai (fundação Nacional do índio) assegurar uma maior proteção aos índios e garantir o direito às terras, isso através da aplicação de políticas públicas eficazes, além disso, é pertinente que o governo federal conscientize a população sobre a importância do índio para a história do Brasil, através de palestras e campanhas publicitárias utilizando a mídia como meio de difusão. Por fim, é importante ressaltar que contrariando a carta de Pero Vaz de Caminha, os índios sempre tiveram uma cultura própria e uma maneira de realizar seus rituais religiosos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada