A princípio, é interessante pontuar que a apatia do governo é uma das grandes causas do problema da falta de saneamento básico no país.Nesse sentido, de acordo com a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, a segurança e a saúde são direitos sociais.Sob essa perspectiva, imagina-se que o saneamento básico é garantido por tais direitos, visto que é uma necessidade essencial para a sobrevivência e a dignidade.No entanto, o Estado não atua em defesa do ponto de vista coletivo previsto constitucionalmente, já que grande parte da sociedade ainda sofre com essa paridade.Nessa lógica, esse sofrimento ocorre pois os esgotos à céu aberto que intensificam a contaminação por doenças infecciosas,poluem a água para consumo, e a falta de água encanada e potável, prejudicam a qualidade de vida e cotidiano dos brasileiros de várias formas.Portanto, é inadmissível a ineficácia do Estado em não defender garantias básicas da população verde-amarela.
Além disso, a problemática interfere gravemente na saúde de quem não tem acesso ao tratamento de água e esgoto.Isso é devido ao fato de que o saneamento precário cria ambientes propícios a muitas doenças como cólera, hepatites, verminoses e doenças dermatológicas, causadas pela ingestão de água contaminada ou pelo contato da pele ou mucosas com a própria água, lixo ou solo infectados, podendo levar até à morte em casos graves.Logo, fica evidente a necessidade de ações do Estado para mudar essa situação.
Para isso, o Poder Executivo por meio do Ministério da Saúde deve investir na construção de encanamentos e estações de tratamento de água e esgoto, além de pontos de coleta e reciclagem de lixo, uma ação que deve ser realizada de modo que abranja todo o território brasileiro tanto nas grandes cidades, como nos meios rurais,a fim de que todos os cidadãos tenham acesso à saúde e segurança por meio do saneamento básico. Assim, será consolidada uma sociedade em que o Estado desempenha corretamente seu papel, bem como o Brasil andará rumo à ordem e ao progresso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.