Sob esse viés, observa-se que o Estado tem influência no problema. Acerca disso, segundo o filósofo Thomas Hobbes, é função estatal garantir os direitos básicos à todos. No entanto, a insuficiência dos poderes governamentais perante o impasse vivenciado no Brasil não traz o bem-estar à população, uma vez que a falta de investimentos em redes de coleta de lixo e esgoto, por exemplo, acarreta inúmeros problemas de saúde.
Ademais, convém analisar a relação existente entre as desigualdades sociais e a carência desses serviços. Nesse sentido, o filme sul-coreano "Parasita" aborda a discrepância estabelecido pelo sistema capitalista e as precárias condições nos bairros mais pobres. Paralelamente ao retratado, a sociedade brasileira é incapaz de promover a democratização do acesso ao saneamento básico, uma vez que, segundo dados da Comissão de Serviços de Infraestrutura, cerca de 48% da população não possui coleta de esgoto, em condições propícias à disseminação de doenças.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para combater o problema. Nesse cenário, urge que o Estado crie um plano de reestruturação da infraestrutura, visando maior investimento em encanamento de esgotos e filtragem e tratamento de água. Além disso, cabe à mídia - grande difusora de informações e principal veículo formador de opinião-, estimular mobilizações sociais por intermédio de propagandas e cartilhas educativas, com o escopo de pressionar os órgãos estatais em prol do direito ao acesso ao saneamento básico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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