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Por Gioenvan
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Consoante a Constituição federal, promulgada em 1988, todos os cidadãos têm o direito básico à saúde. No entanto, a carta Magna apresenta entraves para ser assegurada, visto que os obstáculos para a doação de órgãos é cada vez mais diferenciado e preocupa o poder público e indivíduos que necessitam de transplantes para a sobrevivência. Dessa forma, não só o individualismo, mas também há falta de atuação do governo estão presentes na temática. Por fim, há necessidade de uma maior discussão sobre o tema para que seja mitigado o problema.

Primeiramente, convém ressaltar que mesmo com um grande número de pessoas em filas de esperas para receber transplantes, muitos indivíduos rejeitam a proposta por acharem falta de respeito, o que não é verídico, uma vez que o doador deve estar ciente em vida e em acordo com a família sobre tal conjuntura. O sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, desenvolveu o termo "modernidade líquida", a qual defendia que a sociedade hodierna é movida pelo individualismo. Logo, a doação de órgãos é uma forma de salvar vidas e consequentemente um ato de amor ao próximo e o egoísmo é um empecilho para a solução do quadro.

Outrossim, inércia governamental no que tange à falta de informação dos indivíduos sobre o tema é determinante para a persistência da temática. Segundo o contratualista Thomas Hobbes, é dever do Estado manter o bem-estar dos cidadãos. Todavia, o tabu criado sobre tal assunto não contribui para erradicação do tema, embora o Brasil ser o terceiro maior transplantador do mundo, o governo deixa lacunas sobre o processo que deve ser feito para doar órgãos. Assim, as população mal informada apresenta dúvidas sobre o ato e acaba ignorando o processo que é responsável pela morte de milhares de pessoas.

Infere-se, portanto, a necessidade de medidas para solucionar o problema discutido anteriormente. Com isso, cabe ao ministério da Saúde, incentivar e concientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, isso através de políticas públicas eficientes, além do mais, a sociedade deve cobrar das autoridades soluções para o tema. Por fim, espera-se que o pensamento do Hobbes se concretize, com o estado contribuindo garantindo o bem-estar da sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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