Primeiramente, convém ressaltar que mesmo com um grande número de pessoas em filas de esperas para receber transplantes, muitos indivíduos rejeitam a proposta por acharem falta de respeito, o que não é verídico, uma vez que o doador deve estar ciente em vida e em acordo com a família sobre tal conjuntura. O sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, desenvolveu o termo "modernidade líquida", a qual defendia que a sociedade hodierna é movida pelo individualismo. Logo, a doação de órgãos é uma forma de salvar vidas e consequentemente um ato de amor ao próximo e o egoísmo é um empecilho para a solução do quadro.
Outrossim, inércia governamental no que tange à falta de informação dos indivíduos sobre o tema é determinante para a persistência da temática. Segundo o contratualista Thomas Hobbes, é dever do Estado manter o bem-estar dos cidadãos. Todavia, o tabu criado sobre tal assunto não contribui para erradicação do tema, embora o Brasil ser o terceiro maior transplantador do mundo, o governo deixa lacunas sobre o processo que deve ser feito para doar órgãos. Assim, as população mal informada apresenta dúvidas sobre o ato e acaba ignorando o processo que é responsável pela morte de milhares de pessoas.
Infere-se, portanto, a necessidade de medidas para solucionar o problema discutido anteriormente. Com isso, cabe ao ministério da Saúde, incentivar e concientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, isso através de políticas públicas eficientes, além do mais, a sociedade deve cobrar das autoridades soluções para o tema. Por fim, espera-se que o pensamento do Hobbes se concretize, com o estado contribuindo garantindo o bem-estar da sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.