Em primeiro lugar, é necessário pontuar que a prática de um esporte possui o "poder" de tornar a competição entre pessoas de classes econômicas diferentes menos desigual. Tendo isso em vista, se faz importante dizer que a ascensão social, por meio do esporte, é mais possível do que a ascensão social por outros meios. Por exemplo, o ex-futebolista Édson Arantes do Nascimento (Pelé) conseguiu melhorar a condição socioeconômica de sua família por meio do futebol, agente transformador de vidas. Segundo o G1, portal de notícias brasileiro, há, no Brasil, 14 milhões de famílias na extrema pobreza, assim como era a de Pelé antes de praticar o esporte de sua vida.
Em segundo lugar, o esporte visa a igualdade e respeito entre todos. De maneira análoga, esses valores também podem ser encontrados na Declaração dos Direitos Humanos (1945), da ONU. Portanto, é visível o quanto o esporte impacta diretamente e indiretamente a vida de todos em seu entorno positivamente. Entretanto, o Estado é omisso no incentivo ao esporte nas periferias e centros mais carentes.
Logo, urge que o Governo Federal, responsável por ajudar de diversas formas a população, crie quadras esportivas em comunidades carentes, por meio de verbas governamentais. Essa ação tem por finalidade incluir, por meio de esportes, a população carente na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.