Em primeira análise, evidencia-se a base educacional lacunar como um grande causador para este problema. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve, portanto, se há um problema social, há uma falha educativa. Consoante a isso, percebe-se a forte influência dessa causa, uma vez que o responsável da criança, junto com a escola, não tem cumprido seu papel trazendo conteúdos que hajam na resolução da questão em seu lar e em seu âmbito escolar.
Além disso, é notario a insuficiência de leis que intensifica a gravidade do problema. Sob essa ótica, acontece uma denúncia a cada três dias, ademais de 20% dos episodios relatados em 2013 que envolveram violência física com esses indivíduos. Dessa forma, o que verifica-se é uma insuficiência de legislação dificultando sua resolução a políticas públicas que hajam na base cultural do problema.
Torna-se evidente, portanto que os caminhos para a luta contra a intolerância religiosa no Brasil apresentam entraves que necesita ser revertidas. Dessa maneira, cabe ao ministério de educação em conjunto com o poder judiciário, fazer palestras e debates em escolas, afim de abordar conflictos sociais na sala de aula para que entendam o propósito do problema que cada cidadão brasileiro com diferentes crenças passa. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora no que tange à questão da intolerância religiosa no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada