Avatar do usuário
Por anaclaradll
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#79308
À filósofa Simone de Beauvoir atribui-se a frase "O mais escandaloso dos escândalos é que nos adaptamos a eles", afirmação que pode ser relacionada com a normalização do tabagismo na sociedade brasileira, fator que impulsiona a ocorrência de uma prática extremamente prejudicial à saúde pública. Diante da problemática, atuam o caráter vicioso do tabaco e a cultura do fumar.

Apesar dos malefícios do cigarro estarem estampados até mesmo em suas embalagens, uma parcela significativa da nação verde-amarela segue fazendo uso desse produto. Na edição de 2021 do 'reality show' BBB, o participante Fiuk se tornou piada nas redes sociais pela quantidade excessiva de vezes que fumava diariamente. Esse caso mostra que mesmo pessoas de classe social alta e boa educação estão sujeitas ao vício, basta que façam o primeiro uso.

Nesse sentido, a cultura do tabagismo e a "romantização" do cigarro influenciam muitas pessoas, especialmente jovens, a experimentarem o fumo, as levando ao costume contínuo. É possível observar esse incentivo em filmes e séries de televisão, onde personagens de destaque aparecem fumando, colocando o hábito em um lugar de elegância e beleza, enquanto, na realidade, serve como ferramenta de autodestruição.

Portanto, é urgente mitigar a problemática e reduzir o número de fumantes no Brasil. Para tal, se faz necessário que o Poder Legislativo amplie leis de combate ao fumo e utilize delas para proibir a prática na maior quantidade de estabelecimentos possível, além de promover o aumento do valor de custo do cigarro, com o escopo de dificultar a utilização do produto. Assim, a sociedade brasileira não estará mais correndo o risco de ver cada vez mais cidadãos apresentando comportamento semelhante ao do cantor Fiuk.

Lembre-se sempre: uma nota não te define. Força e siga em frente. Estamos juntos nessa!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 155

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 115

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 135

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 125

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por Anne24
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79317
Oi @anaclaradll na minha opinião seu texto tá perfeito, eu só acho que você deveria ter separado na introdução, a contextualização da tese, pois ficaria mais bem apresentado. :)
0
Avatar do usuário
Por anaclaradll
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#79319
Anne24 escreveu:Oi @anaclaradll na minha opinião seu texto tá perfeito, eu só acho que você deveria ter separado na introdução, a contextualização da tese, pois ficaria mais bem apresentado. :)
Muito obrigada pela correção e dicas!!!

Lembre-se sempre: uma nota não te define. Força e siga em frente. Estamos juntos nessa!
0
Avatar do usuário
Por Jotaveh
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79414
Você introduziu bem um repertório em Sua INTRODUÇÂO, mas onde está sua tese (as causas da problemática)?
Se seu texto está sem problemática, todo o resto fica comprometido.

o d1 deve argumentar sobre a causa 1.
o d2 sobre a causa 2.

a conclusão deve solucionar as duas causas, uma delas deve possuir os 5 elementos (agente, ação, meio, detalhamento, finalidade).
o aumento do valor de custo do cigarro > você quis dizer a tributação?

minha dica geral é: veja as redações 900+ nessa plataforma e perceba a estrutura da tese (causas da problemática), perceba como elas são desenvolvidas separadamente em cada "D" (D1 e D2) e, por fim, perceba como as mesmas são solucionadas na Conclusão (uma sempre com 5 elementos).
0
Avatar do usuário
Por anaclaradll
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#79423
Jotaveh escreveu:Você introduziu bem um repertório em Sua INTRODUÇÂO, mas onde está sua tese (as causas da problemática)?
Se seu texto está sem problemática, todo o resto fica comprometido.

o d1 deve argumentar sobre a causa 1.
o d2 sobre a causa 2.

a conclusão deve solucionar as duas causas, uma delas deve possuir os 5 elementos (agente, ação, meio, detalhamento, finalidade).
o aumento do valor de custo do cigarro > você quis dizer a tributação?

minha dica geral é: veja as redações 900+ nessa plataforma e perceba a estrutura da tese (causas da problemática), perceba como elas são desenvolvidas separadamente em cada "D" (D1 e D2) e, por fim, perceba como as mesmas são solucionadas na Conclusão (uma sempre com 5 elementos).
As causas da problemática são o caráter vicioso do tabaco e a cultura do fumar, descritos na introdução. No D1 justifiquei como qualquer pessoa pode se viciar, basta que faça uso pela primeira vez. No D2 falei sobre a cultura do fumar, expressa em filmes e séries de televisão. Não entendi o que você quis dizer com "texto sem problemática", e também acredito que a conclusão tenha os 5 elementos.

Agente: Poder Legislativo.
Meio ou Modo: leis.
Ação: aumentar o custo do produto e proibir em mais lugares.
Finalidade: diminuir o uso do tabaco.
Detalhamento: presente na finalidade.

Peço para que me ajude a entender melhor os meus erros! Já li muitas redações 900+ da plataforma e já escrevi algumas também. Se você puder me ajudar, já que é mais experiente que eu, agradeço muito!

Lembre-se sempre: uma nota não te define. Força e siga em frente. Estamos juntos nessa!
0
Avatar do usuário
Por anaclaradll
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#79424
@Moritz você poderia me explicar o porquê das notas 100 em todas as competências? Teria alguma dica ou observação pra me dar?

Lembre-se sempre: uma nota não te define. Força e siga em frente. Estamos juntos nessa!
0
Avatar do usuário
Por anaclaradll
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#79425
@pqjjams obrigada por ter corrigido. Você poderia me explicar o porquê das notas 80 na c3 e c5? Se puder apontar meus erros, irá me ajudar a corrigi-los. Agradeço desde já.

Lembre-se sempre: uma nota não te define. Força e siga em frente. Estamos juntos nessa!
0
Avatar do usuário
Por Jotaveh
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79431
Olha, pega todas as redações dessa página. são minhas. olhe todas elas, todas seguem a mesma estrutura. deve ter umas 10 aí.

https://psalm.escreveronline.com.br/per ... -redacoes/


Eu sempre digo que duas causas causam são causas de uma problemática.
Sempre retomo em cada "D" com os tópicos frasais.
e na solução sempre "resolvo" as duas causas.

você fica até enjoado de ver o mesmo modelo sempre, mas funciona e levanta sua nota, porque fica tudo bem evidente.
Em cada "D" observe:
1 - Tópico Frasal (causa 1 - D1 e causa 2 - D2)
2 - Repertório
3 - Relação + Consequência
4 - Conclusão.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
39 Exibições
por Hannah00
0 Respostas 
105 Exibições
por LyviaRios
0 Respostas 
78 Exibições
por Joseduardo06
0 Respostas 
93 Exibições
por Alice111
0 Respostas 
36 Exibições
por pheliozx
0 Respostas 
36 Exibições
por pheliozx
0 Respostas 
28 Exibições
por scynue
0 Respostas 
255 Exibições
por Ariomaria
0 Respostas 
336 Exibições
por IaS145623
0 Respostas 
283 Exibições
por Anacxx

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM