Apesar dos malefícios do cigarro estarem estampados até mesmo em suas embalagens, uma parcela significativa da nação verde-amarela segue fazendo uso desse produto. Na edição de 2021 do 'reality show' BBB, o participante Fiuk se tornou piada nas redes sociais pela quantidade excessiva de vezes que fumava diariamente. Esse caso mostra que mesmo pessoas de classe social alta e boa educação estão sujeitas ao vício, basta que façam o primeiro uso.
Nesse sentido, a cultura do tabagismo e a "romantização" do cigarro influenciam muitas pessoas, especialmente jovens, a experimentarem o fumo, as levando ao costume contínuo. É possível observar esse incentivo em filmes e séries de televisão, onde personagens de destaque aparecem fumando, colocando o hábito em um lugar de elegância e beleza, enquanto, na realidade, serve como ferramenta de autodestruição.
Portanto, é urgente mitigar a problemática e reduzir o número de fumantes no Brasil. Para tal, se faz necessário que o Poder Legislativo amplie leis de combate ao fumo e utilize delas para proibir a prática na maior quantidade de estabelecimentos possível, além de promover o aumento do valor de custo do cigarro, com o escopo de dificultar a utilização do produto. Assim, a sociedade brasileira não estará mais correndo o risco de ver cada vez mais cidadãos apresentando comportamento semelhante ao do cantor Fiuk.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 115
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 135
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 125
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.