Segundo a Constituição Federal de 1988, todos tem direito ao meio ambiente equilibrado ecologicamente. Porém, na realidade isso não ocorre. De acordo com a ONU, bilhões de toneladas de lixo são produzidos anualmente em todo o mundo, sendo que grande parte é constituído por plástico. De fato, um dos melhores caminhos para se obter a sustentabilidade seria a redução do lixo, mas o que acontece é o oposto. Todos os dias, são produzidas toneladas de lixo, que geralmente levam anos para se decompor, gerando inúmeros impactos ao planeta.
Além disso, outro fator em relação à vida sustentável é a falta de conscientização da sociedade. Ou seja, a maioria das pessoas não respeitam o meio ambiente, não contribuindo assim para a sustentabilidade. Um exemplo é o consumo excessivo de materiais descartáveis, que se acumulam na natureza, levando muitos anos para se decompor. Em relação a isso, foi criada uma lei estadual que proíbe o uso de canudos de plástico, na qual são substituídos por canudos biodegradáveis, contribuindo positivamente para a sustentabilidade.
Portanto, em virtude da grande produção de lixo e da falta de conscientização da população, cabe ao Ministério do meio ambiente, realizar projetos e campanhas por meio da mídia digital a favor da sustentabilidade, com o objetivo de conscientizar a população e incentivar uma vida sustentável. É fato que se essas medidas fossem tomadas, haveria impactos positivos no meio ambiente, melhorando-o para as futuras gerações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.