Em primeira análise, é importante ressaltar a visão cultural restrita destinada à produção artística. Nos séculos XV e XVI pintores europeus como Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli ficaram conhecidos pelas suas obras renascentistas, a qual era destinada à alta sociedade como a reis e monarcas. Tal restrição fez com que a arte fosse moldada a um nicho da aristocracia da idade moderna ate a época atual. Nessa perspectiva, é evidente que a herança ideológica trazida pela elite perante a autocracia artística, fez com que a sociedade fosse ajustada a ideias hegemônicas onde os cidadãos desprezam muitos tipos da arte como a de rua com manifestações culturais e obras artísticas, que são feitas comumente por pessoas de classe média baixa. Desse modo com a concepção instituída pelas camadas mais altas da sociedade, a arte urbana segundo a visão elitista não é considerado algo do teor artístico, gerando assim exclusão por parte da população.
Ademais é perceptível a discriminação e o preconceito com a arte e os artistas de rua, ao considerar o (grafite), estêncil e pinturas como uma forma de vandalismo. No ano de 2017 o governador do estado de São Paulo João Doria, foi elogiado e criticado por partes prós e contras, pela promulgação do veto de pintar vários muros e viadutos da metrópole de cinza, oque antes eram cobertos por grafite. Tal ação fica evidente a quão estigmatizada é a arte de rua, por serem expostos em lugares públicos, muitos a veem como algo negativo ou vulgar mesmo não tendo o conhecimento sobre a sua importância na comunicação e expressão, uma vez que segundo o filósofo francês Voltaire, o preconceito nada mais é a opinião gerada sem o conhecimento suficiente.
Em vista os fatos supracitados, faz-se necessário a adoção de medidas para que sejam superados os desafios da valorização da arte urbana na sociedade Brasileira. Por conseguinte, cabe a Secretaria da Cultura planejar e implantar políticas públicas de apoio à arte urbana, além de promover concursos para encontrar novos artistas, para assim ser difundida a arte em todas as cidades. Ademais o Ministério da Educação, deve implantar a semana da educação artística em escolas, sejam elas através de oficinas de artes, estimulando os alunos a desenvolverem seus próprios dotes artísticos, além da implantação de palestras feitas por professores e artistas de diferentes tipos de estilos para que a intolerância e o desconhecido sejam sanados. Feito isso atenua-se a médio e a longo prazo o impacto da desvalorização da arte urbana na sociedade Brasileira, só assim a coletividade conseguirá alcançar a valorização adequada da arte e colorir uma cidade cinzenta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.