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Por Bia2201
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#79215
"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces". Essa frase de Aristóteles, filósofo da Grécia Antiga, retrata a educação como um caminho difícil, entretanto obtém-se bom retorno. Contemporaneamente no Brasil, nota-se a desigualdade de oportunidades que ocasiona o absentismo escolar, além de ameaçar a cidadania dos indivíduos. Portanto, são necessárias medidas educativas para combater o abandono escolar.

É primordial ressaltar que, devido ao desnível financeiro no âmbito nacional, muitos alunos deixam a escola precocemente. Segundo mostrado em uma reportagem do programa Profissão Repórter chamado "Evasão Escolar", em 2018, haviam 2,5 milhões de crianças e adolescentes fora da escola pelos mais diversos motivos, dentre eles a necessidade de complementar a renda familiar. Desse modo, constata-se que a educação brasileira enfrenta não só o desinteresse, mas também um revés social: o contraste econômico.

Concomitantemente a isso, conforme dito pelo sociólogo Thomas H. Marshall em seu livro "Cidadania e Classe", cidadania é o conjunto de direitos civis, sociais e políticos garantidos por uma constituição. Logo, o não cumprimento do direito à educação afeta os demais — haja vista que é fator importante para a obtenção de um bom emprego, moradia, alimento, etc. —, devendo-se, então, ser reconhecida sua relevância.

Fica claro, dessa forma, que, com vistas à mitigação dessa problemática, cabe ao Ministério da Educação — uma vez que é o órgão governamental responsável pelo ensino brasileiro — fornecer bolsas de estudo para alunos que precisam de complementação de renda, mediante uma verificação periódica do desempenho dos mesmos.

Caloura de Pedagogia - UFRJ <3

Agradeço a todos que me ajudaram a tornar esse sonho possível! E parabéns aos desenvolvedores dessa plataforma! :D
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Bia2201
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#79219
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Ótima tarde a todos!

Gostaria de pedir que, a quem puder, por favor corrijam minha redação. E, se possível, façam uma análise destacando os erros para que numa próxima redação eu não erre a mesma coisa.

A quem eu não marquei, mas sentiu vontade de corrigir, fiquem à vontade!

Agradeço, desde já, pela atenção ❤❤

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Agradeço a todos que me ajudaram a tornar esse sonho possível! E parabéns aos desenvolvedores dessa plataforma! :D
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Por Bia2201
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#79223
Ah! o tema certo é "Medidas para Combater a Evasão Escolar no Brasil". É importante para entender porquê escolhi antecipar a proposta de intervenção na introdução ;)

Perdoem-me pelo erro.

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Agradeço a todos que me ajudaram a tornar esse sonho possível! E parabéns aos desenvolvedores dessa plataforma! :D
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Por anasilva1
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#79760
Olá @Bia2201. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo/construção ou remova-o do texto
7Comentário


"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces". Essa frase de Aristóteles, filósofo da Grécia Antiga, retrata a educação como um caminho difícil, entretanto obtém-se bom retorno. Contemporaneamente3 no Brasil, nota-se a desigualdade de oportunidades que ocasiona o absentismo escolar, além de ameaçar a cidadania dos indivíduos. Portanto, são necessárias medidas educativas para combater o abandono escolar.

❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura incompleta para redação ENEM


É primordial ressaltar que, devido ao desnível financeiro no âmbito nacional, muitos alunos deixam a escola precocemente. Segundo mostrado em uma reportagem do programa Profissão Repórter chamado "Evasão Escolar", em 2018, haviam 2,5 milhões de crianças e adolescentes fora da escola pelos mais diversos motivos, dentre eles a necessidade de complementar a renda familiar. Desse modo, constata-se que a educação brasileira enfrenta não só o desinteresse, mas também um revés social: o contraste econômico.

❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura adequada para redação ENEM


Concomitantemente3 6a isso, conforme dito pelo sociólogo Thomas H. Marshall em seu livro "Cidadania e Classe", cidadania é o conjunto de direitos civis, sociais e políticos garantidos por uma constituição. Logo, o não cumprimento do direito à educação afeta os demais — haja vista que é fator importante para a obtenção de um bom emprego, moradia, alimento, etc. —, devendo-se, então, ser reconhecida sua relevância.

❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura incompleta para redação ENEM


Fica claro, dessa forma, que, com vistas à mitigação dessa problemática, cabe ao Ministério da Educação — uma vez que é o órgão governamental responsável pelo ensino brasileiro — fornecer bolsas de estudo para alunos que precisam de complementação de renda, mediante uma verificação periódica do desempenho dos mesmos.

❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura incompleta para redação ENEM
0
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Por Bia2201
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#79822
anasilva1 escreveu:Olá @Bia2201. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo/construção ou remova-o do texto
7Comentário


"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces". Essa frase de Aristóteles, filósofo da Grécia Antiga, retrata a educação como um caminho difícil, entretanto obtém-se bom retorno. Contemporaneamente3 no Brasil, nota-se a desigualdade de oportunidades que ocasiona o absentismo escolar, além de ameaçar a cidadania dos indivíduos. Portanto, são necessárias medidas educativas para combater o abandono escolar.

❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura incompleta para redação ENEM


É primordial ressaltar que, devido ao desnível financeiro no âmbito nacional, muitos alunos deixam a escola precocemente. Segundo mostrado em uma reportagem do programa Profissão Repórter chamado "Evasão Escolar", em 2018, haviam 2,5 milhões de crianças e adolescentes fora da escola pelos mais diversos motivos, dentre eles a necessidade de complementar a renda familiar. Desse modo, constata-se que a educação brasileira enfrenta não só o desinteresse, mas também um revés social: o contraste econômico.

❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura adequada para redação ENEM


Concomitantemente3 6a isso, conforme dito pelo sociólogo Thomas H. Marshall em seu livro "Cidadania e Classe", cidadania é o conjunto de direitos civis, sociais e políticos garantidos por uma constituição. Logo, o não cumprimento do direito à educação afeta os demais — haja vista que é fator importante para a obtenção de um bom emprego, moradia, alimento, etc. —, devendo-se, então, ser reconhecida sua relevância.

❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura incompleta para redação ENEM


Fica claro, dessa forma, que, com vistas à mitigação dessa problemática, cabe ao Ministério da Educação — uma vez que é o órgão governamental responsável pelo ensino brasileiro — fornecer bolsas de estudo para alunos que precisam de complementação de renda, mediante uma verificação periódica do desempenho dos mesmos.

❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura incompleta para redação ENEM
Muito obrigada! Agradeço por corrigir os demais, também! <3

Caloura de Pedagogia - UFRJ <3

Agradeço a todos que me ajudaram a tornar esse sonho possível! E parabéns aos desenvolvedores dessa plataforma! :D
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