Diante desse cenário, é fulcral reconhecer que a negligência estatal contribui para o incremento do tráfico de animais. Sob esse viés, é válido rememorar a ideia associada ao filósofo John Rawls, em sua obra “ Uma Teoria da Justiça “, a qual evidencia que, um governo ético é aquele que disponibiliza recursos financeiros para todos os setores públicos, promovendo uma igualdade de oportunidades a todos os cidadãos. Analogamente, a máquina administrativa rompe a tese de John, no que tange ao precário engajamento estatal sobre a coleta e o compartilhamento de dados a respeito do mercado proibido de animais silvestres. Em decorrência disso, devido a distorção dos dados que, consequentemente, sofrem por uma carência de comprometimento pelas forças policiais. Sob essa óptica, torna-se conspícuo que o Brasil não é um exemplo do pensamento desse teórico, visto que indigência são conspícuo pelas dificuldades enfrentadas pelos animais, submetendo-os a estagnação.
Além disso, vale salientar que a ausência de participação escolar em desconstruir os paradigmas relacionados ao comércio ilegal de animais silvestres constitui um agravamento desses entraves. Sob essa perspectiva, assim como retrata Paulo Freire, “ Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, evidentemente, a inópia de conhecimento do corpo social acerca dos impasses ambientais, portanto, leva pessoas a realizarem atos danosos a natureza. Isso ocorre devido a carência de autocrítica dos indivíduos, pois, as escolas optam por conteúdos tecnicista e, infelizmente, negligenciam o pensamento crítico dos alunos, sobretudo, acerca dos empecilhos vivenciados pela alimária. Logo, uma intervenção torna-se substancial para conter os desafios no quadro o hodierno.
Portanto, urge que medidas sejam mobilizados com o intuito de frear os entraves discorrido. Para tanto, o estado, deve criar uma plataforma segura e efetiva, contendo os dados do comércio ilegal de animais silvestres de todo âmbito nacional e regional, mediante um direcionamento de verbas, além de aumentar as fiscalizações e elencar coercitividade das leis ambientais , com finalidade de proteger o ecossistema. Ademais, compete ao Ministério da educação viabilizar o compretimento das escolas com intuito de desconstruir os entraves da temática. Assim, a realidade brasileira poderá ser diferente do contexto trágico apresentado no filme “Rio”, pela Arara blu.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.