Dessa forma, em primeira análise, o falho sistema educacional é um desafio presente nesse imbróglio. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que possui. Sob essa ótica, infere-se o quanto o processo educacional é insatisfatório motivando em uma mentalidade desses cidadãos de que seu papel social não pode ser adulterado fazendo com que haja uma reincidência de crimes. Assim, urge que a educação seja melhorada como defendeu o pensador.
Em paralelo a impotência legislativa é um entrave no que tange a problemática. Consoante Dimenstein explica que no Brasil as leis são inefetivas, o que gera uma falsa sensação de cidadania. Nessa perspectiva, as leis deveriam garantir o bem-estar desta comunidade. Entretanto, é nítida a escassez de recursos primordiais como exemplo: uma infraestrutura e assistência médica integral. Suscitando em um crime constitucional do direito à igualdade a todos. Logo, é urgente que a cidadania de papel de que o jornalista falou - seja superada.
Portanto, é indispensável intervir sobre a questão. Para isso, o Governo deve criar políticas públicas, por meio do investimento de programas destinados aos recursos humanos no sistema carcerário, a fim de reverter essa deficiência nas leis que impera. Tal ação pode, ainda, contar com projetos de ressocialização para mudar o pensamento coletivo sobre esses sujeitos. Paralelamente, é preciso intervir sobre a falência educacional presente nesse impasse. Dessa forma, será possível tornar os preceitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos uma realidade mais próxima.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.