Convém ressaltar que o abuso de poder colabora para a perpetuação do problema. O médico psiquiatra Augusto Cury trás uma reflexão ao dizer que: "Frágeis usam a violência, e os Fortes, as ideias". Deste modo, nota-se que grupos como Al-Qaeda e Estado Islâmico usam como forma de poder o medo para implementar suas ideologias, aumentando uma deficiência em relação ao progresso democrático e expansão de suas práticas de tortura e violência.
Ademais, ideias como a vingança e o desejo de audiência para a multiplicação dos atos vêm sendo configurados para tentar impedir à solução da problemática. Nessa perspectiva, é importante salientar a ideia apresentada na animação japonesa "Shingeki no Kyojin" do autor Hajime Isayama, na qual demonstra um ciclo de ódio sendo repassado entre gerações e saciado por meio de atos terroristas, comparado ao ocorrido em 11 de setembro de 2001, que se desencadeou pela inimizade existente entre os Fundamentalistas islâmicos e os Estados Unidos.
Em suma, medidas devem ser tomadas para enfrentar o terrorismo no século XXI. Destarte, urge que os governos, por meio de uma cooperação realize reuniões e conselhos para manter regiões em vigilância e usar sua influência para tomar decisões mais rígidas que compreenda o bem da população, só assim pode-se garantir a finalização desses atos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.