Em primeiro lugar, é importante saber que a Lei n.º 7.716, art. 1.º diz o seguinte: “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.”, entende-se, então, que a intolerância religiosa é crime. Dentre inúmeros motivos para dificultar a liberdade de religião, a intolerância é o que mais tem destaque, já que, conforme o site Brasil de Fato, 56% das denúncias de intolerância aumentaram, em contrapartida, elas estimulam que outras pessoas também denunciem essa descriminação.
Em segundo lugar, como foi visto anteriormente, o Brasil tem um histórico difícil com relação à religião. Antigamente, no início de sua história, padres jesuítas chegaram ao território em busca de catequizar os nativos encontrados aqui, mas não era nada pacífico, pois esses padres subornavam e enganavam os nativos, como: no teatro os jesuítas colocavam a língua tupi para representar o mal. Sendo assim, desde aquela época, há uma aversão contra a religião por fazerem tão mal a pessoas inocentes.
Em suma, existem diversos desafios enfrentados por aqueles que seguem uma religião, como o preconceito religioso, que afeta a segurança dos que creem e é ilegal, e os fatores na história do Brasil, com a chegada dos jesuítas e o processo de aculturação. Diante disso, o Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos deve incitar às igrejas/centros de todas as religiões a criarem programas de conhecimento, de modo a mostrar que todo o estereótipo colocado sobre suas doutrinas é falso e que as práticas hediondas ficaram no passado. Assim, espera-se que, em alguns anos, os desafios para assegurar a liberdade religiosa no Brasil sejam mais fáceis de lidar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.