Avatar do usuário
Por Leandrooliv
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79095
Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegure à vida e à dignidade humana para todos os jovens, constata-se que, na sociedade brasileira contemporânea, não há cumprimento absoluto dessa garantia, principalmente no que se refere à liberdade. Isso acontece devido à persistência do trabalho infantil, que está relacionado à ineficácia do Estado e à pobreza.
É relevante ressaltar, nesse contexto, que a ineficácia do Estado é um dos fatores que contribui para perpetuação do trabalho infantil. Nesse sentido, tal ótica se deve pela insuficiência da ação estatal em fiscalizar o trabalho infantojuvenil de forma eficiente. Essa conjuntura, segundo a concepção do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "contra social", em virtude que o Estado não cumpre seu dever de resolver os problemas vinculados na sociedade, como no caso do trabalho infantil. Isso demonstra que a exploração juvenil tende se agravar pelo fato da pouca atuação estatal de forma prioritária e efetiva.
Ademais, vale destacar que a pobreza também agrega na continuidade do trabalho infantil. Tal perspectiva se deve pelo fato de que crianças inseridas em situações de extrema vulnerabilidade social, como nos casos em que jovens detém uma baixa condição financeira, tende a trabalhar precocemente para complementar a renda familiar. Desse modo, percebe-se que a indigência é um problema preocupante que acaba contribuindo para o agravamento desse quadro.
Por isso, devem ocorrer medidas que diminuem esses problemas. Para isso efetivar, é significativo que as Organizações não Governamentais (ONGs), por intermédio de campanhas publicitárias, condicione o incentivo da denúncia de casos de trabalho infantil, de modo que a criança não tenha os direitos violados. Além disso, é fundamental que a Secretaria de Inspeção do Trabalho, a partir regulação da legislação, proporcione as fiscalizações de combate ao trabalho infantil, de modo que seja mitigado a exploração juvenil. Sendo assim, que essas ações possam ser concretizadas, para que o trabalho infantil seja minimizada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Avatar do usuário
Por Jackeline10
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79114
Leandro, o seu texto está relativamente bom. Você quer usar bem as palavras, mas a falta de um projeto de texto impediu de você fazer conclusões acertivas. E se você investir mais na proposta de intervenção já vai melhorar muito.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
447 Exibições
por mariaeduoliv
o trabalho infantil na realidade brasileira
por anaboliv    - In: Outros temas
0 Respostas 
87 Exibições
por anaboliv
3 Respostas 
243 Exibições
por amandyx
0 Respostas 
72 Exibições
por loolua
0 Respostas 
172 Exibições
por ilaurapaiva
0 Respostas 
79 Exibições
por alunotavio
0 Respostas 
80 Exibições
por alicepires
0 Respostas 
74 Exibições
por rebecasuyany
0 Respostas 
269 Exibições
por ludmillalx
0 Respostas 
84 Exibições
por marcelo17H

De acordo com a Constituição Federal[…]

Na canção da cantora brasileira, Mar[…]

Redação para concurso da cesgranri[…]

Paradigma do cuidado invisível

O art. 5°, I, da Constituição Fe[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM