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Por willoliveira
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#78972
Implicitamente, a Constituição Federal de 1988 (CF/88) busca tratar os iguais como iguais e os desiguais como desiguais. Nesse sentido, muitos outros ordenamentos jurídicos são moldados sob essa ótica, como a Resolução Conjunta nº 01/2014, que visa regular os direitos da sociedade LGBT em situação de privação de liberdade – desafio ao Poder Público a sua aplicabilidade.
Em primeira análise, a existência da discriminação envolve todos os setores sociais e, no cárcere, portanto, não seria diferente. A necessidade de criação de alas específicas evidencia isso e mantém a divisão social de acordo com as características de gênero, a fim de promover os direitos e deveres da massa LGBT encarcerada, imunes de colisões e conflitos, visando assim, o melhor exercício da cidadania.
Diante dessa ótica, a aplicabilidade da Resolução reflete a necessidade da segregação para garantir a relativa proteção. Isso, no entanto, mostra-se como um grande desafio a ser sanado pelo Estado, pois, com recorrentes problemas dentro das casas penais brasileiras, como a superlotação e o sucateamento, agravam o entrave da regulação jurídica.
Nesse sentido, é possível inferir, pois, que muito deve ser feito para proteger essa parcela da sociedade. O Estado, como responsável pela custódia de toda a massa carcerária, tem o dever de buscar subterfúgios para implementar a ordem jurídica voltada a esses membros. Portanto, cabe a implementação de casas penais específicas, educação e conscientização de detentos, através de palestras e debates, visando mostrar a importância do respeito às diferenças para um bom e fraterno convívio intramuros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por ThomasHusch
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#79108
Boa noite, obrigado pela menção! :D

Usei o Google apresentações para me guiar e facilitar a explicação da avaliação. Então, sugiro visualizar a seguinte imagem no IMGUR, para melhor acompanhar:

1) Demonstrar domínio da norma culta: nossa, o seu domínio do português é exemplar. Você demonstra conhecimento do uso de vírgulas e do travessão, vocabulário bem amplo e rebuscado, assim como uma fluidez fascinante no texto - parecia que eu tava em outro lugar kkkkkk. Marquei em verde as conjunções apenas por mania minha. Houve só três falhas que eu percebi, então acompanha na imagem as marcas em vermelho:
Primeira marcação: Os adjuntos adverbiais são isolados pelas vírgulas, mas, em caso de serem simples (ou pequenos), a vírgula é optativa. Então, o seu "[...] visando assim, o melhor [...]" não é adequado, sendo melhor escrito de duas formas:
"[...] visando, assim, o melhor [...]"
"[...] visando assim o melhor [...]"
Ambas são possíveis.

Segunda marcação: perceba que você escreveu "com recorrentes problemas [...], agravam o entrave", construção inadequada - afinal, o sujeito da oração sumiu. É bem simples de corrigir, basta trocar o "com" por "os" e tirar a vírgula que o antecede. Assim:
"Isso, no entanto, mostra-se como um grande desafio a ser sanado pelo Estado, pois os recorrentes problemas dentro das casas penais brasileiras, como a superlotação e o sucateamento, agravam o entrave da regulação jurídica. "

Terceira marcação: da maneira que está ali, a última frase da redação parece estranha. Essa sensação acontece, pois você está listando e esqueceu de usar uma conjunção aditiva. É necessário fazer isso, uma vez que "educação e conscientização de detentos" é uma coisa só. Caso não queira adicionar um "e", já que ficaria igualmente estranho repetir "implementação de casas penais específicas e educação e conscientização de detentos", sugiro usar uma locução conjuntiva como "bem como" ou "assim como". Nesse caso específico, suspeito que você não quer destacar apenas uma proposta em vez da outra, então não se usariam vírgulas (para mais detalhes disso: https://www.portugues.com.br/gramatica/ ... dades.html ). Ficaria então:
"implementação de casas penais específicas bem como a educação e conscientização de detentos".

Enfim, esses apontamentos foram apenas detalhes para aperfeiçoar ainda mais, mas o seu domínio da escrita é visivelmente encantador. Logo, nota máxima: 200!

2) Compreensão da proposta abordou os desafios, perfeito, 200.

3) Selecionar, relacionar argumentos: Seus argumentos são excelentes e você trouxe uma reflexão valorosa sobre o assunto. Apenas considero que poderia ter aproveitado melhor para desenvolver, separadamente, a questão da superlotação e sucateamento, usando melhor o segundo parágrafo para uma dessas ideias, em vez de apenas reforçar a necessidade da lei. Enfim, chatice minha à parte :lol: mereceu 200 nesta competência.

4) Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação: bem demonstrado, 200. Além disso, realmente me impressionou a fluidez do texto, faz tempo que não tinha essa sensação de "flutuar" ao longo do texto - vejo grande potencial aí! Caso você pense no ENEM, recomendaria apenas atentar para maior aprofundamento e ver mais sobre a estrutura da redação para o ENEM: ler mais de cinco redações nota mil, prestando atenção na estrutura, e ver alguns vídeos por aí. Certeza que vai ser mil daí!

Proposta de intervenção: apresentou todos os elementos: quem, o quê, como, para quê e detalhamento. O único problema é que a proposta de intervenção não tinha relação com os problemas apontados de sucateamento e superlotação. Não sei qual seria o desconto real dado por um corretor oficial, mas acho que tem uma regra de ser necessário apresentar apenas uma intervenção, então creio que esta competência pode ser considerada atingida perfeitamente: 200.

É isso, te desejo sucesso, bons estudos aí e boa preparação para o ENEM!
Abraços
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Por ThomasHusch
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#79109
ah, esqueci de mencionar a marcação em amarelo: não sei dizer se é inadequado ou não, mas eu estranhei um pouco "desafio ao Poder Público a sua aplicabilidade". Talvez ficasse mais claro se alterasse. Por exemplo, "sendo a sua aplicabilidade um desafio ao Poder Público". Vê aí o que acha.
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Por Melryaraujo
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#79146
Oi gente não estou conseguindo enviar a minha redação,porque parece que o meu celular ou um tal de fórum não suporta,oque eu devo fazer?
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Por willoliveira
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#79210
@ThomasHusch , vrdd. Verifiquei mesmo a sua marcação de amarelo. Realmente, ficou meio estranha a estrutura da frase, mas obrigado pela dica e, também, pela correção, com seus ótimos detalhamentos. Vamos pra cima!!
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Por ThomasHusch
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#79495
willoliveira escreveu:@ThomasHusch , vrdd. Verifiquei mesmo a sua marcação de amarelo. Realmente, ficou meio estranha a estrutura da frase, mas obrigado pela dica e, também, pela correção, com seus ótimos detalhamentos. Vamos pra cima!!
Valeu! Bora pra cima!!!! 😆😆😆😆
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