Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78981
Na fábula “A cigarra e a formiga" é descrito o comportamento responsável da formiga ao guardar parte dos alimentos que coleta, enquanto a cigarra acredita ser desnecessário essa atitude, mas quando o inverno acontece, respectivamente, uma possui condições de enfrentar a crise e a outra necessita de auxílio. Paralelo à obra, o cuidado com as provisões, assemelha-se ao dinheiro para o ser humano, pois precisa ser administrado com responsabilidade, porém, na realidade brasileira, ofertar a educação financeira possui entraves, graças à negligência governamental e à falta de planejamento das escolas.

Sob esse contexto, é importante salientar o descaso do Governo em tornar público a importância de gerenciar o dinheiro individual, visto que não há campanhas e nem políticas públicas direcionadas a informar aos cidadãos sobre como ter acesso à temática. Desse modo, contribui para estereotipar a educação financeira como disponível apenas para cursos universitários. Isso posto, o Estado impede, de forma intrínseca, que a população exigia esse direito, de maneira semelhante a “Jornada de Junho" – manifestação em massa que defendia a diminuição do preço das passagens de ônibus no país – em 2013, que obrigou os estados da federação a vetarem o aumento das tarifas do transporte público. Logo, tal atitude dos Órgãos Federais e Estaduais, permite o aumento da inadimplência do corpo social e da pobreza no Brasil.

Ademais, vale ressaltar a ausência de medidas estratégicas das instituições de ensino para inserir a disciplina sobre finanças, em decorrência de ser uma matéria obrigatória desde 2017, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, no entanto, hodiernamente, poucos colégios possuem esse curso. Diante do exposto, o descumprimento da medida legislativa acontece devido à inexistência de um modelo-padrão, com o objetivo de orientar as escolas a trabalhar com essa nova metodologia, além da falta de treinamento dos professores, no qual são os responsáveis em ministrar o conteúdo aos alunos. Assim, nota-se os desafios para oferecer essa disciplina aos estudantes.

Depreende-se, portanto, que medidas sejam tomadas para o problema descrito. Destarte, cabe ao Ministério da Educação criar campanhas informativas anuais nas escolas – públicas e privadas – mediante palestras e oficinas infanto-juvenil que abordem sobre como poupar e administrar o dinheiro concedido pelos país ou responsáveis, a fim de familiarizar o assunto aos discentes, sendo simultâneo ao planejamento para inserir a matéria nos colégios. Tal preparo será incentivado a partir de bonificações aos professores e a gestão do espaço escolar que conseguirem incluir o ensino econômico na grade curricular.

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por Lisfabiane
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79024
Eu cheguei agora na plataforma, não sei ainda corrigir uma redação, mas a sua está impecável. Eu nunca pensei a fábula por essa ótica, e a sua redação fez com que eu aprendesse palavra que nunca ouvi falar! Parabéns.
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79051
@Lisfabiane muito obrigada 😍

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
172 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
84 Exibições
por ericks
5 Respostas 
245 Exibições
por Flicker2307
1 Respostas 
94 Exibições
por eliabejonata
0 Respostas 
109 Exibições
por acfurlan
A importância da Educação financeira no Brasil
por Goetz    - In: Outros temas
0 Respostas 
39 Exibições
por Goetz
0 Respostas 
38 Exibições
por anasouza14
0 Respostas 
70 Exibições
por caodeguerra
0 Respostas 
65 Exibições
por dudanx
Educação Financeira no Brasil
por ferreirinha    - In: Outros temas
0 Respostas 
22 Exibições
por ferreirinha

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Olá, postei uma redação e n&a[…]

Políticas Públicas, são a&cce[…]

Luis Renato Silva Fernandes 2°F Na pesqui[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM