Em primeira análise, a ineficácia legislativa é um fator vigente na permanência do problema. Segundo John Locke "as leis fizeram-se para os homens e não para as leis". De maneira análoga, as leis brasileiras que garantem a todos os cidadãos acesso à educação não estão sendo executadas, visto que os serviços de educação para deficientes auditivos se encontram em estado precário, não havendo estrutura e profissionais capacitados para o atendimento dessa camada da sociedade. Dessa forma, é indispensável que mudanças sejam feitas para que essa parcela da sociedade tenha seus direitos retirados do papel.
Em segunda análise, a lenta mudança na mentalidade social é um entrave na resolução da problemática. Em sua obra "Modernidade Líquida", Zygmunt Bauman defende que a sociedade atual tem forte influência do individualismo. O pensamento do sociólogo se associa ao preconceito vivenciado pelos deficientes auditivos durante a busca por um emprego, sendo, em muita das vezes, desconsiderados para uma vaga em consequência do pensamento de que pessoas surdas são inábeis para exercer o mesmo cargo de uma pessoa que não possui deficiência. Assim, é necessária a mudança dessa mentalidade individualista.
Portanto, medidas são necessárias para intervir nesse problema. Para isso, cabe ao Ministério da Educação promover melhorias no sistema público de ensino brasileiro, viabilizando treinamentos e o curso de linguagem de sinais para professores a fim de torná-los capacitados para o atendimento às dificuldades de alunos com deficiência auditiva, como também promover aulas mais dinâmicas e atrativas para aumentar o interesse desse grupo. Ademais, é imprescindível a criação de atividades inclusivas, como debates sobre as dificuldades enfrentadas pelos deficientes e brincadeiras, com o objetivo de desenvolver a convivência com os outros alunos construindo assim uma mentalidade mais empática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada