Avatar do usuário
Por Haru02
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78549
A Constituição Federal do Brasil de 1988, assegura a todos os indivíduos o direito à educação. No entanto, os obstáculos enfrentados pelos deficientes auditivos na sociedade os impedem de desfrutar desse direito. Diante disso, é evidente que a formação educacional de surdos no Brasil é um grande desafio em razão da insuficiência legislativa e da mentalidade social. 

Em primeira análise, a ineficácia legislativa é um fator vigente na permanência do problema. Segundo John Locke "as leis fizeram-se para os homens e não para as leis". De maneira análoga, as leis brasileiras que garantem a todos os cidadãos acesso à educação não estão sendo executadas, visto que os serviços de educação para deficientes auditivos se encontram em estado precário, não havendo estrutura e profissionais capacitados para o atendimento dessa camada da sociedade. Dessa forma, é indispensável que mudanças sejam feitas para que essa parcela da sociedade tenha seus direitos retirados do papel. 

Em segunda análise, a lenta mudança na mentalidade social é um entrave na resolução da problemática. Em sua obra "Modernidade Líquida", Zygmunt Bauman defende que a sociedade atual tem forte influência do individualismo. O pensamento do sociólogo se associa ao preconceito vivenciado pelos deficientes auditivos durante a busca por um emprego, sendo, em muita das vezes, desconsiderados para uma vaga em consequência do pensamento de que pessoas surdas são inábeis para exercer o mesmo cargo de uma pessoa que não possui deficiência. Assim, é necessária a mudança dessa mentalidade individualista.

Portanto, medidas são necessárias para intervir nesse problema. Para isso, cabe ao Ministério da Educação promover melhorias no sistema público de ensino brasileiro, viabilizando treinamentos e o curso de linguagem de sinais para professores a fim de torná-los capacitados para o atendimento às dificuldades de alunos com deficiência auditiva, como também promover aulas mais dinâmicas e atrativas para aumentar o interesse desse grupo. Ademais, é imprescindível a criação de atividades inclusivas, como debates sobre as dificuldades enfrentadas pelos deficientes e brincadeiras, com o objetivo de desenvolver a convivência com os outros alunos construindo assim uma mentalidade mais empática. 
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
96 Exibições
por Erickbx
1 Respostas 
201 Exibições
por Jact769q7a
0 Respostas 
68 Exibições
por Beatriz5
2 Respostas 
207 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
98 Exibições
por Lyapr
7 Respostas 
224 Exibições
por MrMago
0 Respostas 
45 Exibições
por Th4isxz
0 Respostas 
76 Exibições
por deborasb
6 Respostas 
240 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
68 Exibições
por Luizatc04

Desde que o mundo é mundo, e que as formas […]

Olá, Oliveira1! Obrigado por enviar sua red[…]

A desigualdade

Olá, Camilyzyw! Obrigado por enviar sua red[…]

A violência no Brasil contra a mulher &eacut[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM