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Por Eubrooke
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Durante o período da revolução industrial iniciou-se o uso de combustíveis fósseis, como o carvão mineral. Tal atividade perdura atualmente provocando sérios impactos ambientais, por exemplo, o aquecimento global. Observa-se um problema que tem como causas o consumismo e a priorização de interesses financeiros.
Em primeira análise, o aumento do consumismo é um desafio presente no problema. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, “o problema não é consumir, e sim o desejo insaciável de continuar consumindo”. A teoria comprova-se correta quando comparada à realidade, em que a população está cada vez mais dependente do consumo para sentir-se bem, sem se preocupar com a forma correta de descartar as embalagens de produtos e produzindo cada vez mais lixo. Sendo assim, enquanto a sociedade não aprender a consumir apenas o necessário e descartar corretamente, não será possível diminuir a poluição.
Ademais, a lógica capitalista é um embate que favorece o empecilho. As empresas se aproveitam da massa consumista para vender mais seus produtos. Entretanto, para evitar gastos, preferem não investir em embalagens biodegradáveis e quando optam por tal, encarecem os produtos. Essas embalagens plásticas junto ao descarte irregular das pessoas, provocam maior produção de lixo que contamina o solo e libera gases poluentes, gerando desequilíbrio ecológico.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério do Meio Ambiente, junto às ONGs, devem fomentar políticas públicas efetivas, como ações sustentáveis, por intermédio de projetos e campanhas que estimulem a adoção de embalagens biodegradáveis por empresas, coleta de lixo seletiva, áreas verdes nas cidades, substituição das sacolas de plástico por “nylon” e conscientizar a população da gravidade de suas ações, os impactos negativos e como podemos contornar a situação. Espera-se assim, frear os desastres ambientais e formar uma sociedade mais consciente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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