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Por Degolinno
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#78638
A partir da revolução Francesa, entre 1789 e 1799, cidadania se tornou sinônimo de igualdade. Entretanto, a "Atitude blasé" - termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel - que ocorre quando um indivíduo passa a agir com indiferença em meio a situações que ele deveria dar mais atenção, se faz presente sistematicamente no sistema prisional brasileiro. Isso acontece principalmente por falta de capacitação profissional e de planos de ressocialização.
Indubitavelmente, os agentes de segurança penitenciária não estão preparados a ponto de exercer a função de "Pedagogos de Cidadania" como defende o Educador e ex Secretário de Segurança Pública Ricardo Brisola Balestreri. Função esta que deveria ser pautada por exemplos de boa conduta e comportamentos baseados na moderação e bom senso, contrapondo a primícia de que a segurança pública deve ser o agente de repressão a mando de Estado.
Destarte, "O sentimento de injustiça que um prisioneiro experimenta é uma das causas que mais podem tornar indomável seu caráter", trecho da obra Vigiar e punir de Michel Foucault. Por conseguinte, tornar se á impraticável a reeducação e ressocialização do apenado, que por sua vez, ao retornar a sociedade, novamente é marginalizado e excluído, ocasionando quase que de forma automática o seu retorno ao mundo do crime, "startando" então um círculo viciosos criminal.
Nesse ínterim, cabe ao Estado, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, criar procedimentos de tratamento aos presos, com fiscalizações eficazes, investir nas APAC - Associação de Proteção e Assistência a Condenados, visto que as várias unidades existentes, tem apresentado resultados excelentes, investir profissionalmente nos cursos preparatórios, a fim de garantir à população carcerária a INCOLUMIDADE das pessoas, descritas no Art. 144 da Constituição Federal de 1988.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Degolinno
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#78714
Olá, esta é minha primeira redação no projeto, e comecei a estudar esta disciplina a 15 dias. Ficaria imensamente grato se corrigissem minha redação!
Desde já eu agradeço pela atenção e dedicação!
@Loloy
@Gi69
@eurodrigo
@3m1lly
@Jubileu
@Deivid16
@EmillyySilva
@larissa0205
@lmaia04
@SailorRebeca
@EuDavila

PS; O tema real é sobre o sistema carcerário brasileiro, porém eu não consegui apagar e colocar o correto.
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Por thayolivb
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#78723
Oi @Degolinno, percebi que tentou me marcar na redação, infelizmente eu não vi pois a marcação não foi feita corretamente. Para que nós sejamos notificados, nosso @ precisa estar em azul, tente colocar os nomes entre @.

A partir da revolução Francesa, entre 1789 e 1799, cidadania se tornou sinônimo de igualdade. Entretanto, a "Atitude blasé" - termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel - que ocorre quando um indivíduo passa a agir com indiferença em meio a situações que ele deveria dar mais atenção, se faz presente sistematicamente no sistema prisional brasileiro. Isso acontece principalmente por falta de capacitação profissional e de planos de ressocialização.
Indubitavelmente, os agentes de segurança penitenciária não estão preparados a ponto de exercer a função de "Pedagogos de Cidadania" como defende o Educador e ex Secretário de Segurança Pública Ricardo Brisola Balestreri. Função esta que deveria ser pautada por exemplos de boa conduta e comportamentos baseados na moderação e bom senso, contrapondo a primícia de que a segurança pública deve ser o agente de repressão a mando de Estado.
Destarte, "O sentimento de injustiça que um prisioneiro experimenta é uma das causas que mais podem tornar indomável seu caráter", trecho da obra Vigiar e punir de Michel Foucault. Por conseguinte, tornar se á impraticável a reeducação e ressocialização do apenado, que por sua vez, ao retornar a sociedade, novamente é marginalizado e excluído, ocasionando quase que de forma automática o seu retorno ao mundo do crime, "startando" então um círculo viciosos criminal.
Nesse ínterim, cabe ao Estado, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, criar procedimentos de tratamento aos presos, com fiscalizações eficazes, investir nas APAC - Associação de Proteção e Assistência a Condenados, visto que as várias unidades existentes, tem apresentado resultados excelentes, investir profissionalmente nos cursos preparatórios, a fim de garantir à população carcerária a INCOLUMIDADE das pessoas, descritas no Art. 144 da Constituição Federal de 1988.

Erro 1 - como você menciona no texto "a partir da Rev. Franc.", é interessante que a data que vem a seguir seja apenas do início da Rev.(pois o conectivo usado dá a entender que a ação continua até os dias atuais), assim seu texto ficara mais coeso e coerente. Sugiro que use "no século 18"
Erro 2 - Use "foi considerada", assim a frase fica em harmonia com a ideia de algo que começou há séculos atrás.
Erro 3 - Faça uma transição melhor entre o repertório (Rev Franc) e os dias atuais (descaso no sistema prisional), por exemplo: "Entretanto, infelizmente, tal máxima não se verifica na conjuntura brasileira hodierna uma vez que detentos, por exemplo, vivenciam nos presídios a subcidadania se comparados aos demais integrantes do corpo civil da nação.". Perceba que nessa frase "infelizmente" constitui uma marca de opinião, elas são importante em um texto dissertativo argumentativo; além disso, todo o período constituiria sua tese, ou seja, sua percepção do desenrolar do problema.
Erro 4 - sugiro que a tese acima seja colocada antes do repertório sobre atitude blasé, pois é importante em uma redação para o enem, que sua opinião se sobressaia aos repertórios, tendo em vista que o repertório servirá apenas para apoiar/provar seu ponto de vista. Logo, citar o filósofo Simmel é uma prova concreta do que você disse anteriormente, na sua tese. Outrossim, lembre-se que todos os repertórios usados precisam ser produtivos, isso quer dizer que todos devem - além de se relacionar com o tema - estar vinculados a algum ponto de vista. Se você mencionar (como fez com a Rev. Francesa) sem explicá-lo e detalhá-lo, ele meramente será um fato que não se articula com o texto.
Erro 5 - Para atingir 200 na competência 3 e 4, use conectivos ao iniciar cada frase. Nesse caso sugiro "Dito isso, é factível inferir que tal fato ocorrer devido à..."
Erro 6 - Use conectivo, sugiro "De acordo com"
Erro 7 - Tornar-se-á
Erro 8 - coloque o termo entre vírgula ou travessões
Erro 9 - Use "startando" apenas se for um termo relacionado com a obra usada no repertório, ainda assim, qualquer estrangeirismo precisa estar muito bem explicado e relacionado com o texto, do contrário, categorizará informalidade. não seja um estrangeirismo relacionado com o repertório, sugiro que use "iniciando"
Erro 10 - "Então" deve estar entre vírgulas
Erro 11 - erro de conectivo, nesse ínterim significa: no intervalo de tempo entre dois factos ou acontecimentos. sugiro que use "portanto"
Erro 12 - use "seguido de"
Erro 13 - use "e investimento na..."
Erro 14 - Use "têm"
Erro 15 - use "além de investir..." para que o texto fique coeso
Erro 16 - escreva em minúscula para que esteja gramaticalmente correto
Erro 17 - Todo repertório citado deve ser explicado e produtivo (vir acompanhado um ponto de vista que o relaciona ao seu texto)
Sugestão- Seu texto, de um modo geral, apresenta coerência pois todos os fatos que você usa estão muito bem relacionados entre si e com o tema, inclusive na conclusão. Contudo, é preciso adequar mais sua redação ao molde do exigido pelo enem, como fazer separação entre tópico frasal e tese do parágrafo e na conclusão, destinar um período para cada um dos 5 elementos. Para que consiga adequar seu texto, sugiro que estude essa parte de estrutura por vídeos no youtube, lá tem muitos professores bons ensinando como se faz. Particularmente, gosto muito do canal "Português não é fácil" do professor Alexandre Magalhães.
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Por thayolivb
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#78724
No mais, seu texto é bom, coerente, seu ponto de vista é relevante e bem articulado e você cometeu pouquíssimos erros gramaticais. Continue nesse caminho que logo sua redação será um modelo pra vários estudantes.
Há, esqueci de mencionar que falta na sua conclusão o detalhamento e o modo. Além disso, cada ação precisa vir acompanhada por 4 elementos e percebe-se que, no seu texto, há muitas ações e falta os demais elementos.
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Por Degolinno
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#78788
@thayolivb, Muuuuuiito obrigado pela correção e pelas dicas.
Estava ansioso para receber as primeiras críticas e começar a trilhar o caminho certo!
Estou muito feliz!!! :D :D :D
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