Indubitavelmente, os agentes de segurança penitenciária não estão preparados a ponto de exercer a função de "Pedagogos de Cidadania" como defende o Educador e ex Secretário de Segurança Pública Ricardo Brisola Balestreri. Função esta que deveria ser pautada por exemplos de boa conduta e comportamentos baseados na moderação e bom senso, contrapondo a primícia de que a segurança pública deve ser o agente de repressão a mando de Estado.
Destarte, "O sentimento de injustiça que um prisioneiro experimenta é uma das causas que mais podem tornar indomável seu caráter", trecho da obra Vigiar e punir de Michel Foucault. Por conseguinte, tornar se á impraticável a reeducação e ressocialização do apenado, que por sua vez, ao retornar a sociedade, novamente é marginalizado e excluído, ocasionando quase que de forma automática o seu retorno ao mundo do crime, "startando" então um círculo viciosos criminal.
Nesse ínterim, cabe ao Estado, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, criar procedimentos de tratamento aos presos, com fiscalizações eficazes, investir nas APAC - Associação de Proteção e Assistência a Condenados, visto que as várias unidades existentes, tem apresentado resultados excelentes, investir profissionalmente nos cursos preparatórios, a fim de garantir à população carcerária a INCOLUMIDADE das pessoas, descritas no Art. 144 da Constituição Federal de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.