Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a falta de recursos governamentais, tais como a disponibilização de verbas e o não financiamento de programas voltados para o trabalho rural. Nesse sentido, os mesmos são essenciais para o fortalecimento do trabalho desses pequenos agricultores, que utilizam a agricultura como fonte de subsistência, sendo responsável por abastecer o comércio interno, já que o agronegócio é voltado preferencialmente para atividades comerciais externas, bem como a exportação de commodities como o milho, soja e a cana de açúcar para a produção de combustíveis fósseis. Essa conjuntura, segundo ideias do contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social", já que o estado não cumpre com o seu papel de garantir e fornecer fundos e investimentos para os cidadãos.
Ademais, é fundamental apontar a desigualdade no campo como impulsionador da falta de renda a essas famílias, principalmente em tempos tão difíceis devido a pandemia. As grandes indústrias do agronegócio tomaram conta desse setor, devido ao seu grande aporte tecnológico e as suas grandes inovações neste meio. A falta de crédito aos pequenos agricultores, afeta de alguma forma o bom funcionamento da enconomia. Segundo Emille Durkheim podemos comparar a sociedade ao corpo humano, pois ambos necessitam de harmonia entre suas partes para que haja um bom funcionamento.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se buscar outros parâmetros para que tenha um auxílio a essas famílias, é imprescindível que o governo, por intermédio de programas e o financiamento de associações e empresas, bem como, a disponibilização de crédito e mais oportunidades no campo. Paralelamente, é imperativo ao MAPA o fortalecimento de projetos já existentes com o intuito de incluí-los em ações públicas e a diminuição das taxas para a compra de equipamentos agrícolas. Assim, torna-se possível a construção e o desenvolvimento da agricultura famíliar no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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