Podemos perceber que antigamente o acesso a escolas era difícil. Por consequência de condições econômicas, as crianças eram obrigadas a abandonar os estudos desde cedo para iniciar no mercado de trabalho. Não só por motivos de trabalho, como também pela distância até a escola, que muitas vezes o trajeto era percorrido a pé. Esses são fatores que contribuem para o analfabetismo da maioria das pessoas mais velhas.
Também vale ressaltar a eficiência do aprendizado e do ensino, que muita das vezes não é ofertado de forma didática e necessária, por motivos de precariedade da instituição. Ademais, o esforço do aluno e do docente também é levado em consideração, pois em virtude desse esforço, pode-se melhorar a aprendizagem e o ensino. Como diz uma citação do Padre Antônio Vieira: "A boa educação é moeda de ouro. Em toda parte tem valor."
Em síntese, a analbetização é um problema que atinge grande parte da população brasileira. Para resolver esse problema, é necessário que o estado, por meio do ministério da educação, aplique recursos de qualidade e fiscalize seu uso correto. Também vale considerar a grande influência da mídia hoje em dia, então seria de grande ajuda que tomassem esse tema para aumentar o interesse no aprendizado. A educação pode fazer o país prosperar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.