Primordialmente, é relevante destacar que a perpetuação da desinformação acerca desse tema acontece, em muito, devido aos aspectos interpessoais das relações sociais. Sob essa ótica, a renomada antropóloga Ruth Benedict define que os valores da comunidade se sobrepõem aos impulsos individuais já que, de acordo com ela, “a cultura é uma lente através da qual o homem vê o mundo”. Sendo assim, vontades particulares são alteradas para adequar-se ao senso comum vigente, favorecendo a permanência de comportamentos históricos obsoletos, tais como a banalização da doação de órgãos verificada na contemporaneidade. Logo, essa massificação do comportamento civil aos moldes do Brasil Colônia dificulta a assimilação de novos conhecimentos, como a importância de ceder partes vitais do corpo no pós-morte.
Outrossim, a tendência à apatia que marca a conjuntura hodierna é um agravante desse quadro. Em consonância com esse tema, o célebre filósofo Zygmunt Bauman já apontava a propensão ao que ele chama de “liquidez das relações”. Nesse sentido, os indivíduos se preocupariam cada vez menos com seus semelhantes, explicitando uma constante ascensão do individualismo. Em suma, os civis não mais encontram lógica no altruísmo, e, por não verem propósito em ajudar o próximo, não aderem à doação.
Portanto, diante do supracitado, é mister que o Ministério da Educação, agente formador de caráter, por intermédio de professores e especialistas da área da saúde, desperte na sociedade a empatia, com o objetivo de promover mudanças de paradigmas culturais no que diz respeito a atribuir maior importância à doação de órgãos. Tal ação deve ser viabilizada por meio de inserção de debates sobre o assunto nas escolas, desde as sérias iniciais. Somente assim poder-se-á desconstruir os tradicionalismos estruturados nos séculos passados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.