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Por lemainardes
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gráfico á ser analisado:
https://infoenem.com.br/wp-content/uplo ... dacao1.png

comentário á ser analisado:
"Vejam este gráfico! Ele mostra o resultado de uma pesquisa sobre o interesse de estudantes de vários lugares do mundo pela carreira científica. Vocês não acham que essa pesquisa reflete muito bem a realidade? Eu, por exemplo, sempre morei em São Paulo e nunca pensei em ser cientista!"



Uma pesquisa foi realizada com estudantes de diversos lugares do mundo com a seguinte pergunta: "Gostaria de ser cientista?”, e a partir dela foi desenvolvido um gráfico a fim de comparar a quantidade de meninos e meninas que se interessam pela carreira científica.
Ele foi organizado em ordem decrescente, e a numeração de 1 a 4 indica a quantidade de respostas positivas, quanto maior o número, maior a quantidade de estudantes que se interessaram.
Analisando-o é possível observar que países africanos possuem bastante representatividade neste gráfico, provavelmente porque não desfrutam de muita tecnologia e são pouco desenvolvidos na área científica, o que nos leva a conclusão de que esses estudantes desejam melhorar essa estrutura garantindo um futuro melhor para o país. Já os países europeus não aparecem muito pois já são bem desenvolvidos, fazendo com que os estudantes não se disponham muito à carreira. As cidades brasileiras destacadas possuem o mesmo critério de interpretação, uma vez que o desenvolvimento é de um nível mais alto (no caso de São Caetano do Sul em São Paulo) o interesse será menor, e quando o nível for mais baixo (no caso de Tangará da Serra no Mato Grosso) será maior.
Em uma página da internet, um estudante paulista comentou: "Vocês não acham que essa pesquisa reflete muito bem a realidade? Eu, por exemplo, sempre morei em São Paulo e nunca pensei em ser cientista!”. O que ele quer dizer com esse comentário é justamente a relação entre desenvolvimento e interesse na carreira científica, pois já que a cidade escolhida para representar o estado de São Paulo não têm muitos estudantes que se manifestam quanto à essa profissão, esse estudante interpretou que o estado não é muito representativo nesse campo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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