Em primeiro lugar, é válido destacar que a adolescência é uma fase delicada. Pode-se observar que este é um momento de descobertas e confusões mentais, que os tornam suscetíveis a praticarem tais atitudes, em especial nas redes digitais, onde tudo é mais fácil, isso é o que afirma a artista Olívia Rodrigo, nas suas músicas "Brutal" e "Jealousy", a mesma conta que pensamentos como a inveja, motivam-lhes a cometer o crime. Vê-se então que em meio a frustração, muitos usam de ataques virtuais para descontar o que sentem.
Além disso, as vítimas do ato sofrem com sequelas psicólogas. Os ataques sofridos despertam problemas como depressão, ansiedade, insegurança física e muitos outros, a rapper Karol Conká, explica em seu documentário que esses são alguns dos principais danos que as mensagens de ódio a respeito de sua pessoa na internet. Logo percebe-se que o problema em questão, provoca sérios danos mentais à saúde dos acometidos.
Por fim, fica evidente a necessidade de combater o cyberbullying no Brasil. Convém portanto, que as famílias se envolvam com os parentes da faixa etária em análise, e por meio do diálogo, encorajar a vítima a contar o que sofre, e os agressores revejam seus atos, a fim de que todos respeitem suas diferenças nas redes sociais. Dessa forma o Brasil poderá respeitar o que diz a declaração dos direitos humanos, inclusive na internet.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.