É indiscutível que a falta de conhecimento corrobora para permanência do problema. Devido ao ensino precário sobre o assunto, o uso de preservativos se torna incomum entre os juvenis, tornando assim mais fácil a propagação de doenças sexuais. Segundo a escritora Joan Didion "quando o conhecimento morre, em certo sentido nós também morremos". Dessa maneira a escassez do conhecimento leva ao acréscimo das mazelas.
Ademais, a falta da preservação perpetua a questão. De acordo com um estudo divulgado pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) 35% dos jovens raramente usam camisinhas durante as relações sexuais. Visto que o uso de preservativos é a forma mais eficaz de evitar a contaminação de infecções sexuais, a banalização de seu uso se torna o causador do aumento de propragracões. Consequentemente a falta da proteção contribui negativamente para a persistência do impasse.
Destarte, medidas operantes são essenciais para a reversão da ignorância da população sobre a temática. Por isso cabe a escola ministrar palestras com uma terapeuta sexual para informar os alunos a respeito da importância do sexo seguro. Além disso é preciso que os meios midiáticos elaborem propagrandas televisivas para conscientizar a população a respeito da relevância do uso de preventivos. Assim teremos cidadãos mais conscientes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.