Em primeiro lugar, destaca-se que, de acordo com a Constituição Brasileira, todo cidadão tem direito a lazer e, nesse setor, percebe-se uma preferência de crianças e adolescentes para os eletrônicos a outras atividades. Dessa forma, a falta de monitoramento por parte dos responsáveis pode arrecadar em depêndencia dos menores com os insumos, resultando em problemas psicológicos e neurológicos, como sedentarismo, insônia e, consequentemente, dificuldades sociais e de aprendizado. Por conseguinte, e conforme notícias do jornal aTribuna, cria-se uma relação equiparável ao vício em jogos de azar e até mesmo drogas ilícitas.
Além disso, condizente ao que diz o neuroscientista Andrei Mayer, o uso do celular ou computador exagerado e próximo ao horário de sono prejudica o relógio biológico do corpo humano, resultando na piora desse processo e, congruente a isso, atrapalhando o foco atencional e a motivação – especialmente dos públicos juvenil e infantil. Adicionalmente, a pandemia do vírus Covid-19 agravou essa situação, tendo, acorde a pesquisa realizada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), mais de 60% dos brasileiros sofrendo de sedentarismo, fato que justifica ainda mais o aumento de patologias físicas e psicológicas nesse período.
Assim, necessita-se de ações por parte das famílias e escolas, monitorando o uso da tecnologia pelos jovens e usando-a de modo inteligente, que contribua para o conhecimento destes. Portanto, com uso de projetos como o Duolingo, incentiva-se o ensino de crianças e adolescentes de jeito saudável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada