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Por MaryAllen
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A tecnologia tem papel fundamental em sociedade, transmitindo conhecimento, ampliando o meio social e colaborando no avanço da ciência. Entretanto, destaca-se também os impactos negativos desse meio, evidenciados durante a pandemia do coronavírus, onde os jovens têm o aprendizado prejudicado por problemas psiconeurológicos.
Em primeiro lugar, destaca-se que, de acordo com a Constituição Brasileira, todo cidadão tem direito a lazer e, nesse setor, percebe-se uma preferência de crianças e adolescentes para os eletrônicos a outras atividades. Dessa forma, a falta de monitoramento por parte dos responsáveis pode arrecadar em depêndencia dos menores com os insumos, resultando em problemas psicológicos e neurológicos, como sedentarismo, insônia e, consequentemente, dificuldades sociais e de aprendizado. Por conseguinte, e conforme notícias do jornal aTribuna, cria-se uma relação equiparável ao vício em jogos de azar e até mesmo drogas ilícitas.
Além disso, condizente ao que diz o neuroscientista Andrei Mayer, o uso do celular ou computador exagerado e próximo ao horário de sono prejudica o relógio biológico do corpo humano, resultando na piora desse processo e, congruente a isso, atrapalhando o foco atencional e a motivação – especialmente dos públicos juvenil e infantil. Adicionalmente, a pandemia do vírus Covid-19 agravou essa situação, tendo, acorde a pesquisa realizada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), mais de 60% dos brasileiros sofrendo de sedentarismo, fato que justifica ainda mais o aumento de patologias físicas e psicológicas nesse período.
Assim, necessita-se de ações por parte das famílias e escolas, monitorando o uso da tecnologia pelos jovens e usando-a de modo inteligente, que contribua para o conhecimento destes. Portanto, com uso de projetos como o Duolingo, incentiva-se o ensino de crianças e adolescentes de jeito saudável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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