Em primeira análise, cabe pontuar que, diante do elevado índice de desemprego no país, o receio de ser demitido muitas vezes impede que o indivíduo saia de uma situação de assédio moral no âmbito empregatício. Desse modo, ainda que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), realizada em 1943, tenha estabelecido uma série de normas e regularizações nesse meio, as medidas não foram eficientes na supressão da exposição dos indivíduos às condições abusivas e humilhantes. Sob esse viés, denota-se que, desprotegidos pela ausência de vias legais efetivas, essa parcela do corpo social, priorizando seu estado de cidadão economicamente ativo, sujeita seu bem estar mental e físico às constantes condutas desestabilizadoras –como sobrecarga de tarefas, constrangimentos públicos e supressão de direitos –. Assim sendo, é perceptível que tal circunstância é reflexo de como a desumanização das relações é regularizada frente à crise social e financeira do país.
Em segunda análise, vale ressaltar que desconhecimento a respeito da identificação e possibilidade de reportação desse tipo de assédio às autoridades é um entrave ao combate desse fato. Dessa forma, conforme o sociólogo Karl Marx em seu livro ‘’O Capital’’, a mão de obra moderna é resultado de um processo de ‘’mercantilização’’ do assalariado, o que viabiliza sua exploração por aqueles que detêm o poderio do sistema produtivo. À vista disso, esse domínio sobre a massa trabalhadora provoca a incorporação de comportamento arbitrários como essenciais a ordem, ocultando sua subversão. Com efeito, o sujeito não reconhece os abusos a que está submetido e como denunciá-los, dado que o aparato público não fornece os elementos necessários para alertar, prevenir e punir essa atitude adversa.
Portanto, é mister que medidas sejam tomadas para reverter esse quadro. Portanto, urge que o Ministério do Trabalho e Previdência Social elabore um plano de contenção ao assédio moral, por meio de campanhas informativas de ampla divulgação midiática e investimento na fiscalização empregatícia, além da adesão da preservação da dignidade moral a CLT, a fim de que casos como o relatado no filme sejam extintos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.