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Por VitoriaSan
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Segundo o sociólogo Milton Santos, as desigualdades acentuam o domínio de países desenvolvidos sobre os subdesenvolvidos. De maneira análoga, as regiões mais desenvolvidas do país — sul e sudeste — dominam sobre norte e o nordeste, em diversos aspectos, entre eles no acesso ao entretenimento, como o cinema. Apesar de ser uma das formas mais acessíveis de entretenimento, nem todos o possuem. O cinema também deve ser visto com caráter educador, e não só como entretenimento.
Em primeira análise, nota-se que o acesso ao cinema é maior em regiões brasileiras mais desenvolvidas. Isso expõe como a desigualdade é uma das principais barreiras quando se discute a democratização do cinema. Como previsto na Constituição Federal, todos os indivíduos são iguais, e portanto, teoricamente deveriam usufruir dos mesmos direitos, sem que haja nenhuma restrição. Na prática, as parcelas menos favorecidas da população brasileira encontra dificuldades para o acesso a esse direito.
Em segunda análise, é possível constatar o caráter educador do cinema, a educação, que também deve ser de direito a todos. O pensador Florestan Fernandes ressalta a importância da educação como transformadora do indivíduo, nesse viés, o cinema exerce influência na formação da população. E por meio do acesso ao cinema, teríamos uma população mais culta e menos sujeita à manipulação.
Portanto, o cinema deve ser visto como fundamental, bem como a democratização do acesso à ele. Para que isso seja possível, o Ministério da Cultura deve proporcionar o acesso igualitário ao cinema. Isso deve ser feito com a construção de mais salas de cinema em periférias, assim como a bararateação da entrada à elas. Por meio da mídia, elas deverão ser divulgadas, ressaltando a importância do cinema na educação do povo brasileiro. Desse modo a democratização do acesso ao cinema será possível, um direito de todos, um direito garantido, diferentemente do que acontece.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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