Quando um motorista dirige e está sob efeito de álcool, ele está sujeito a causar acidentes de trânsito, e pesquisas feitas pelo próprio Ministério da Saúde comprovam que metade desses acidentes levam à morte. O fato é que a pessoa que consome bebida sabe dos efeitos que produz no corpo, e a perda de noção espacial e real é um deles, levando à inconsistência de concentração para dirigir e portanto causando acidentes envolvendo carro e álcool. É preocupante saber que o problema ainda persiste, mesmo quando há lei para isso.
Com a virtude da internet, um efeito que a implementação da lei seca traz é que as pessoas criam grupos em redes sociais alertando os indivíduos que forem dirigir e beber sobre os possíveis pontos que os policiais estarão multando, e essa é a lei seca posta em prática. Por outro lado, um efeito já positivo é que algumas pessoas já sabem dos problemas que dirigir alcoolizado faz e em si isso diminui as taxas de acidentes e mortes, mesmo que pouco. O que mais prejudica para que os problemas no trânsito persista é a moral dos cidadãos, que mais tem medo da punição do que de gerar consequências fatais.
Se após o delito as pessoas envolvidas não aprendem com seus erros, o fato é que prevenir seria a melhor solução, coisa que vem acontecendo em bares específicos no Brasil, servindo para conscientização. Então, para diminuir os efeitos negativos da implantação da lei seca, os policiais especializados em tecnologias e meios digitais devem fazer uma pesquisa rígida e bem feita, e posteriori exclusão de grupos de comunicação, além de punir os administradores e todos os envolvidos nos grupos. E cabe aos bares difundir ainda mais o quão importante é dirigir sem estar bêbado ou o contrário através de comunicação verbal dos funcionários dos bares. Somente assim, agindo sabiamente, é possível corrigir os erros e garantir que futuras práticas maléficas sejam extinguidas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada