Dessa forma, em primeira análise, a falta de debate é um desafio presente nessa temática.Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas.Porém, há um silenciamento instaurado na questão da inclusão educacional, visto que pouco se fala sobre o tema nas mídias de massa e nas escolas, gerando a desinformação da maioria dos brasileiros.Logo, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Em paralelo, a priorização de interesses financeiros é um entrave no que tange ao problema.Para Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado.Tal constatação é nítida na inclusão de estudantes nas escolas, uma vez que alunos com necessidades especiais, por exemplo, muitas vezes são alvos de segregação social no ambiente escolar e no mercado de trabalho, já que sofrem uma forte cobrança para serem "produtivos", segundo a lógica capitalista. Assim, inverter a lógica e colocar os valores humanos em primeiro lugar é urgente.
Portanto, é indispensável intervir sobre a questão.Para isso, o Poder Público deve investir em profissionais capacitados para promoverem palestras, por meio das grandes mídias nacionais, a fim de tornar as pessoas sabedoras do assunto. Tais palestras podem ser disponibilizadas de maneira acessível para todos os indivíduos. Pararelamente, é preciso intervir sobre a priorização financeira presente no problema.Dessa maneira, o Brasil poderá ter menos "cidadões de papel", como defendeu Dimenstein.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.