estado
Nesse sentido, é notável que a carência de pronunciamento contribui com a questão da pedofilia no Brasil, visto que no âmbito escolar e familiar os indivíduos vêem tal acontecimento como um tabu, não informando e nem alertando crianças e adolescentes sobre o abuso sexual. Esse fator acontece porque, com base nas palavras da filósofa paulistana Djamila Ribeira, para promover soluções, é preciso tirar a situação da invisibilidade para tomar-se decisões, só assim o problema será solucionado. Logo, urge tirar esse desafio da invisibilidade para diminuir a dificuldade, como defende a pensadora.
Outrossim, faz-se necessário mencionar que a negligência estatal se torna um grande estopim para a situação. Desse modo, embora o governo tente tomar medidas para diminuir a questão da pedofilia no Brasil, é visível que muitos dos infratores não recebem as devidas punições pelos crimes cometidos, ocasionando o aumento de casos. Tal conjuntura, com base na teoria do filósofo inglês John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social", visto que, o Estado não cumpre com sua função de garantir o bem-estar dos cidadãos. Por conseguinte, fazem-se necessárias mudanças dessa postura estatal.
Portanto, percebe-se a urgência em resolver tais questões, para combater a pedofilia no território brasileiro. Para isso, é fundamental que o instituto da criança e do adolescente, crie um projeto educacional, por meio de campanhas midiáticas informativas, alertando sobre a pedofilia em canais abertos de televisão e em redes sociais, no qual incentive as pessoas a denunciarem. Paralelamente, o Poder Legislativo em parceria com o governo, deve implantar uma Campanha Nacional contra o abuso infantil, por intermédio de leis mais rigorosas, em todos os 5570 municípios, para que atinja toda a população. Isso será realizado com a finalidade de construir um país que consiga, de fato, seu desenvolvimento. Só assim, será possível manter um "contrato social" como defende John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.