Faz-se crucial, pois, analisar a desigualdade social e a ausência de estímulo no desenvolvimento da leitura, como principais causas que influenciam esse impasse.
Nessa circunstância, é válido destacar a má atuação da escola como influente nesse cenário adverso.
Nesse contexto, o artigo 205 da constituição Federal de 1988 , afirma que é dever do Estado, com a colaboração da sociedade , o incentivo necessário para o desenvolvimento do indivíduo.
Todavia, destoa da realidade, por mais que a leitura seja essencial para o avanço do ser humano, substancial parcela das instituições de ensino não promove ações sociais, a fim, de incentivar a leitura.
É ponderoso ressaltar, que, a descrepância socioeconômico é capaz de restringir o hábito a leitura a uma camada que possui condições de adquirir obras literárias, de modo que o público desfavorecido apenas destina seu poder aquisitivo às necessidades básicas,como, constata o Instituto Pró-livro, segundo o qual o preço influencia em 22% na hora da compra de um exemplar.
Urge, portanto, a necessidade de mudanças governamentais e sociais. O Ministério da Educação, a fim de abrandar o problema, deve criar projetos que levem leitura e conhecimento a todas partes do Brasil. Em associação, o mesmo poder através das instituições educadoras, deve motivar crianças e adolescentes, por meio de palestras e atividades integradas, a aderirem a leitura.
Para assim, o gosto pela leitura seja despertado, formando indivíduos mais ativo perante a vida social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada