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Por beatriz455
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#78525
É notório que a cultura de consumo entre jovens, ou seja, o ato de comprar variadas coisas para satisfazer suas necessidades, é algo cada vez mais crescente no Brasil. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que entrevistou 623 jovens brasileiros entre 16 a 22 anos, cerca de 75% deles afirmou já realizar compras online. Nota-se que esse consumo entre a maioria dos jovens gera probelmas sociais e econômicos.
Em primeiro plano, consoante a filósofa Simone de Beauvoir, "O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". Assim, a sociedade não percebe como essa geração de jovens é explorada pelas indústrias, que cada vez mais buscam maximizar o lucro empresarial. Com isso, é gerado uma alta desigualdade social, uma vez que nem todos possuem capital para comprar, por exemplo, roupas e tênis de marca que possuem alto valor econômico e simbólico.
Em segundo plano, dados da SBVC mostram que aproximadamente 50% dos jovens utilizam o cartão de crédito como forma de pagamento nas compras online. Isso se deve ao fato de que muitos indivíduos não possuem o capital necessário na hora da compra e decidem postergar o pagamento. Entretanto, muitos jovens enfrentam um alto grau de endividamento, chegando a cerca de 4,4 milhões, segundo reportagem da revista Exame.
Infere-se, portanto, que a cultura de consumo entre jovens no Brasil precisa ser combatida. Logo, o Governo deve agir de forma mais rígida por meio de propagandas publicitárias de fácil entendimento e projetos de lei. Isso pode ocorrer, por exemplo, por meio de oficinas socioeducativas e abertura de cursos com foco no gerenciamento do dinheiro. A fim de promover um avanço social e econômico para o país, por meio do único caminho verdadeiro para o desenvolvimento: o conhecimento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Nanda
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#78531
https://youtu.be/FQOboxATgt4 - Vídeo educativo explicando como escrever uma boa introdução.

Olá beatriz455, sua conclusão precisa conter o 📌agente📌ação📌o modo da ação📌 o resultado da ação📌detalhamento📌, de preferência que todos estejam presentes no mesmo período do parágrafo e cada um separados por vírgulas.

Dizer "O Governo" deixa o agente genérico, é preciso dizer exatamente quem vai fazer, tente citar algum órgão do governo, como o próprio Governo Federal, Ministérios etc.

Já as ações, foram apresentadas duas, publicidade e projetos de leis, com isso o corretor pode considerar que você tentou fazer duas propostas de intervenção, além disso, apenas citar a ação não é o suficiente. Na conclusão, você pode fazer uma proposta que atenda aos dois argumentos, ou duas propostas, sendo apenas uma completa (contendo os 5 agentes ), pois o corretor vai considerar apenas um.

Minha dica 1, escolha problemas que você vai saber resolver e aprofundar nos dois desenvolvimentos.

Minha dica 2, escolha entre a publicidade ou o projeto de leis para especificar, algo como : "Ministério da Educação e Cultura, agir para a elaboração de uma campanha publicitária, por meio da internet(meio de comunicação mais popular entre os jovens), a fim de alertar os perigos do consumo desenfreado." Viu? 5 agentes, e proposta bem delimitada, a outra você pode citar superficialmente, mas é importante estar no texto para passar a impressão de que você sabe resolver todos os problemas que apresentou.

Já nos desenvolvimentos, é importante saber que o repertório deve estar ali como forma de provar algo que você já discutiu, não como mecanismo de aprofundamento do argumento, ele não consegue fazer isso por si só. Você abordou fatos interessantes no segundo desenvolvimento, mas no primeiro ficou superficial e não deu para entender muito bem as consequências que você citou.

Espero ter ajudado ! :D :D :D
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Por beatriz455
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#78750
Nanda escreveu:https://youtu.be/FQOboxATgt4 - Vídeo educativo explicando como escrever uma boa introdução.

Olá beatriz455, sua conclusão precisa conter o 📌agente📌ação📌o modo da ação📌 o resultado da ação📌detalhamento📌, de preferência que todos estejam presentes no mesmo período do parágrafo e cada um separados por vírgulas.

Dizer "O Governo" deixa o agente genérico, é preciso dizer exatamente quem vai fazer, tente citar algum órgão do governo, como o próprio Governo Federal, Ministérios etc.

Já as ações, foram apresentadas duas, publicidade e projetos de leis, com isso o corretor pode considerar que você tentou fazer duas propostas de intervenção, além disso, apenas citar a ação não é o suficiente. Na conclusão, você pode fazer uma proposta que atenda aos dois argumentos, ou duas propostas, sendo apenas uma completa (contendo os 5 agentes ), pois o corretor vai considerar apenas um.

Minha dica 1, escolha problemas que você vai saber resolver e aprofundar nos dois desenvolvimentos.

Minha dica 2, escolha entre a publicidade ou o projeto de leis para especificar, algo como : "Ministério da Educação e Cultura, agir para a elaboração de uma campanha publicitária, por meio da internet(meio de comunicação mais popular entre os jovens), a fim de alertar os perigos do consumo desenfreado." Viu? 5 agentes, e proposta bem delimitada, a outra você pode citar superficialmente, mas é importante estar no texto para passar a impressão de que você sabe resolver todos os problemas que apresentou.

Já nos desenvolvimentos, é importante saber que o repertório deve estar ali como forma de provar algo que você já discutiu, não como mecanismo de aprofundamento do argumento, ele não consegue fazer isso por si só. Você abordou fatos interessantes no segundo desenvolvimento, mas no primeiro ficou superficial e não deu para entender muito bem as consequências que você citou.

Espero ter ajudado ! :D :D :D
Obrigada!!!!
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