Primeiramente, observemos que, apesar de ser um país rico em água, o Brasil falha na questão da gestão e usança de recursos hídricos, visto que, mais de 35 milhões de pessoas não tem acesso a água tratada no país, segundo a Agência Nacional de Águas. Percebemos, então a deficiência do país no que concerne gerenciar e distribuir igualmente esse bem.
Sob esse viés, pode se imaginar os problemas de saúde que estão relacionados a falta de água e o mau tratamento. Queimadas florestais que nos levam a seca, aumento da poluição dos rios e o desperdício são alguns fatores os quais podemos dizer que geram carência desse recurso. Importante ressaltar também que, a cada 100 litros de água tratada somente 63 são consumidos, evidenciando, falta de ponderação da sociedade.
Torna-se evidente, portanto, a necessidade de ações de órgãos governamentais, tais como o MEC, Ministério da Saúde e do Meio Ambiente, também de ONG'S para a realização de campanhas e palestras. A mídia também como meio de comunicação de grande alcance afim de conscientizar a população sobre o uso sustentável. Pressionar o Governo Central para a atuação de despoluição, construções sustentáveis e esgoto 100% tratado afim de sanar os efeitos da escassez. @Gi69 @SailorRebeca
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.