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Por nicolas2003
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#78413
Nas palavras de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e ganhador do prêmio Nobel da Paz de 1993, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Conquanto, ao analisar as consequências da busca por padrões de beleza idealizados no Brasil, percebe-se que as falhas na educação básica, tão evidenciada por Mandela, têm se reverberado em um grave problema social.
Primordialmente, as mídias sociais e a propaganda têm grande parte na responsabilidade pela formação de um ideal de beleza. Os autores da Escola de Frankfurt, criada na Alemanha em 1924, abordaram o assunto em suas críticas à indústria cultural. Para tais autores, a indústria capitalista impunha sua ideologia consumista sobre a classe trabalhadora, por meio de uma propaganda ideológica. Infelizmente, na contemporaneidade, é possível perceber que, ao tratar desses padrões de beleza idealizados, a ideologia consumista ainda tem enorme influência sobre a sociedade brasileira.
Todavia, não se percebe o caminho oposto. Um estereótipo de beleza é constantemente apresentado em inúmeros filmes, séries e posts em mídias sociais, no entanto, o ensino nas escolas ou programas infantis que abordam sobre a beleza individual ou sobre o equilíbrio na busca de um corpo saudável ainda é escasso, principalmente na realidade da educação pública no Brasil. Essa situação tem gerado inúmeros problemas, como o crescimento de transtornos mentais, a exemplo da anorexia e da bulimia nervosa.
Assim, percebe-se que a educação básica, uma grande arma no combate aos padrões de beleza e os problemas a eles relacionados, não tem recebido o investimento devido. Portanto, torna-se necessário que o Ministério da Educação, juntamente com os governos estaduais, invistam em palestras, performances artísticas e aulas que ensinem sobre a saúde do corpo e a autoaceitação, a fim de transformar as escolas em ambientes mais acolhedores e efetivos no cuidado das próximas gerações.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por nicolas2003
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#78414
Olá, fiz essa redação e gostaria de uma ajuda para ver o que posso melhorar

Obrigado :D
0
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Por nicolas2003
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#78418
@Deivid16 @eurodrigo @Anne24 @EmillyySilva @Loloy @EduardoPedro @Gi69 @anacar12340 @Hods @anasilva1 @yukine @geoca @Mireli2021 @Jennyy1609 @isaisaisa @EuDavila @Chrystian

Opa pessoal, se puderem me dar uma força, o tema é : consequências da busca por padrões de beleza idealizados

Qualquer feedback, nota, já ajuda demais viu😁😁👍
0
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Por anasilva1
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#78816
Olá @nicolas2003. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo/construção ou remova-o do texto
7Comentário


Nas palavras de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e ganhador do prêmio Nobel da Paz de 1993, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Conquanto, ao analisar as consequências da busca por padrões de beleza idealizados no Brasil, percebe-se que as falhas na educação básica, tão evidenciada por Mandela, têm se reverberado em um grave problema social.

❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura incompleta para redação ENEM


Primordialmente, as mídias sociais e a propaganda têm grande parte na responsabilidade pela formação de um ideal de beleza. 5 Os autores da Escola de Frankfurt, criada na Alemanha em 1924, abordaram o assunto em suas críticas à 7indústria cultural. Para tais autores, a indústria capitalista impunha sua ideologia consumista sobre a classe trabalhadora, por meio de uma propaganda ideológica. Infelizmente, na contemporaneidade, é possível perceber que, ao tratar desses padrões de 4beleza idealizados, a 4 ideologia consumista ainda tem enorme influência sobre a sociedade brasileira.

➤ Ao trazer um repertório para seu texto, como um conceito filosófico, escreva-o com letra maiúscula
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura adequada para redação ENEM


Todavia, não se percebe o caminho oposto. Um estereótipo de beleza é constantemente apresentado em inúmeros filmes, séries e 7posts em mídias sociais, 3 no entanto, o ensino nas escolas ou programas infantis que abordam sobre a beleza individual ou sobre o equilíbrio na busca de um corpo saudável ainda é escasso, principalmente na realidade da educação pública no Brasil. 5 Essa situação tem gerado inúmeros problemas, como o crescimento de transtornos mentais, a exemplo da anorexia e da bulimia nervosa.

➤ Termos fora da Língua Portuguesa devem ser escritos entre aspas
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura incompleta para redação ENEM


Assim, percebe-se que a educação básica, uma grande arma no combate aos padrões de beleza e os problemas a eles relacionados, não tem recebido o investimento devido. Portanto, torna-se necessário que o Ministério da Educação, juntamente com os governos estaduais, 1invistam em palestras, performances artísticas e aulas que ensinem sobre a saúde do corpo e a autoaceitação, a fim de transformar as escolas em ambientes mais acolhedores e efetivos no cuidado das próximas gerações.

❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura incompleta para redação ENEM
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Por nicolas2003
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78900
anasilva1 escreveu:Olá @nicolas2003. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo/construção ou remova-o do texto
7Comentário


Nas palavras de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e ganhador do prêmio Nobel da Paz de 1993, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Conquanto, ao analisar as consequências da busca por padrões de beleza idealizados no Brasil, percebe-se que as falhas na educação básica, tão evidenciada por Mandela, têm se reverberado em um grave problema social.

❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura incompleta para redação ENEM


Primordialmente, as mídias sociais e a propaganda têm grande parte na responsabilidade pela formação de um ideal de beleza. 5 Os autores da Escola de Frankfurt, criada na Alemanha em 1924, abordaram o assunto em suas críticas à 7indústria cultural. Para tais autores, a indústria capitalista impunha sua ideologia consumista sobre a classe trabalhadora, por meio de uma propaganda ideológica. Infelizmente, na contemporaneidade, é possível perceber que, ao tratar desses padrões de 4beleza idealizados, a 4 ideologia consumista ainda tem enorme influência sobre a sociedade brasileira.

➤ Ao trazer um repertório para seu texto, como um conceito filosófico, escreva-o com letra maiúscula
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura adequada para redação ENEM


Todavia, não se percebe o caminho oposto. Um estereótipo de beleza é constantemente apresentado em inúmeros filmes, séries e 7posts em mídias sociais, 3 no entanto, o ensino nas escolas ou programas infantis que abordam sobre a beleza individual ou sobre o equilíbrio na busca de um corpo saudável ainda é escasso, principalmente na realidade da educação pública no Brasil. 5 Essa situação tem gerado inúmeros problemas, como o crescimento de transtornos mentais, a exemplo da anorexia e da bulimia nervosa.

➤ Termos fora da Língua Portuguesa devem ser escritos entre aspas
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura incompleta para redação ENEM


Assim, percebe-se que a educação básica, uma grande arma no combate aos padrões de beleza e os problemas a eles relacionados, não tem recebido o investimento devido. Portanto, torna-se necessário que o Ministério da Educação, juntamente com os governos estaduais, 1invistam em palestras, performances artísticas e aulas que ensinem sobre a saúde do corpo e a autoaceitação, a fim de transformar as escolas em ambientes mais acolhedores e efetivos no cuidado das próximas gerações.

❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura incompleta para redação ENEM
Uau! Muito obrigado!!!!! Que correção incrível
Sua correção será de imensa ajuda, obrigado de verdade😁
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Por Hods
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#83792
Olá @nicolas2003 vamos a correção?

Legenda:

✅️ = Acertou
⁉️ = Deve desenvolver melhor
❓️= Faltou

Nas palavras de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e ganhador do prêmio Nobel da Paz de 1993, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Conquanto, ao analisar as consequências da busca por padrões de beleza idealizados no Brasil, percebe-se que as falhas na educação básica, tão evidenciada por Mandela, têm se reverberado em um grave problema social.

Deve conter na introdução:

- Repertório: Contextualização através de citação, fato do cotidiano, alusão literaria, historica etc. ✅️

- Tema: Você deve deixar claro o tema a ser abordado.✅️

- Tese: São seus argumentos, geralmente são usados 2 argumentos para um melhor desenvolvimento deles depois.❓️

Primordialmente, as mídias sociais e a propaganda têm grande parte na responsabilidade pela formação de um ideal de beleza. Os autores da Escola de Frankfurt, criada na Alemanha em 1924, abordaram o assunto em suas críticas à indústria cultural. Para tais autores, a indústria capitalista impunha sua ideologia consumista sobre a classe trabalhadora, por meio de uma propaganda ideológica. Infelizmente, na contemporaneidade, é possível perceber que, ao tratar desses padrões de beleza idealizados, a ideologia consumista ainda tem enorme influência sobre a sociedade brasileira.

O que fazer no desenvolvimento?

- Iniciar com o uso de conectivos = Primeiramente, Em primeira análise, etc ✅️

- Tópico frasal = É a ideia principal a ser desenvolvida no paragrafo.✅️

- Usar de Explicações e exemplos = Através de citações, dados etc✅️

- Desenvolver seus argumentos, como fazer isso?
Uma dica importante é se fazer as seguintes perguntas:✅️

1. Por que isso ocorre?
2. Como isso ocorre?
3. O que isso gera?

Com essas perguntas em mente, você deve buscar responde-las ao longo do seu desenvolvimento.

Todavia, não se percebe o caminho oposto. Um estereótipo de beleza é constantemente apresentado em inúmeros filmes, séries e posts em mídias sociais, no entanto, o ensino nas escolas ou programas infantis que abordam sobre a beleza individual ou sobre o equilíbrio na busca de um corpo saudável ainda é escasso, principalmente na realidade da educação pública no Brasil. Essa situação tem gerado inúmeros problemas, como o crescimento de transtornos mentais, a exemplo da anorexia e da bulimia nervosa.

O que fazer no desenvolvimento?

- Iniciar com o uso de conectivos = Primeiramente, Em primeira análise, etc ✅️⁉️

- Tópico frasal = É a ideia principal a ser desenvolvida no paragrafo.✅️

- Usar de Explicações e exemplos = Através de citações, dados etc❓️

- Desenvolver seus argumentos, como fazer isso?
Uma dica importante é se fazer as seguintes perguntas:✅️

1. Por que isso ocorre?
2. Como isso ocorre?
3. O que isso gera?

Com essas perguntas em mente, você deve buscar responde-las ao longo do seu desenvolvimento.


Assim, percebe-se que a educação básica, uma grande arma no combate aos padrões de beleza e os problemas a eles relacionados, não tem recebido o investimento devido. Portanto, torna-se necessário que o Ministério da Educação, juntamente com os governos estaduais, invistam em palestras, performances artísticas e aulas que ensinem sobre a saúde do corpo e a autoaceitação, a fim de transformar as escolas em ambientes mais acolhedores e efetivos no cuidado das próximas gerações.

Conclusão:

- Iniciar com conectivos = Depreende-se portanto, "Faz-se mister" portanto etc✅️

- Retomada do tema = É importante citar novamente o tema da redação para mostrar ao corretor que você tem dominio na argumentação.⁉️

- Proposta de intervenção: Sua proposta deve conter:

1.Agente ( quem vai fazer?)✅️
2. Meio/ modo ( como vai ser feito?)❓️
3. Ação ( o que deve ser feito?) - detalhamento✅️
4. Finalidade ( O que isso vai melhorar?)✅️

Sua redação está muito boa, como você já teve uma correção mais detalhada, só reforcei alguns pontos importantes, espero ter ajudado e boa sorte!
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Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#83893
nicolas2003 escreveu:@eurodrigo

Opa pessoal, se puderem me dar uma força, o tema é : consequências da busca por padrões de beleza idealizados

Qualquer feedback, nota, já ajuda demais viu😁😁👍
(ps: não sabia como funcionava as menções no comentário anterior... mals ae kkkk)
Salve, Nicolas!

Mano, como alguns usuários já comentaram a sua redação e, também, pontuaram, a minha análise fica para uma próxima, ok?

Abraços e bons estudos! ;)

:arrow: Playlist de material de estudo para a redação do ENEM:

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#84558
Parabéns! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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